Uma operação de desobstrução das calçadas no bairro da Sacramenta autuou 50 veículos em situação irregular. Desde carros, estacionados no local que é destinado para o pedestre, até caminhões de guincho e um Jet Ski estavam ocupando as calçadas da avenida Senador Lemos entre Alferes Costa e Mauriti. A operação levou agentes de trânsito, educadores e ouvidores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob para as ruas para educar, orientar e penalizar os condutores.
“Nós vínhamos observando que muitas lojas que vendem veículos estavam usando as calçadas como parte do estabelecimento, expondo nela os que estavam à venda, o que é totalmente proibido. A calçada é para os pedestres e o Código de Trânsito Brasileiro prevê notificação e remoção de veículos. Hoje os condutores puderam ser apenas notificados e, quem estava por perto, recebeu a orientação e retirou o veículo”, explicou Chagas, agente que comandava a operação.
A equipe de educação orientava os pedestres quanto à travessia segura nas faixas de pedestres, principalmente as crianças da escola Catarina Laboré.
“A educação vem orientar o pedestre sobre a travessia e atitudes seguras como andar na calçada, mas ela precisa estar livre para que elas possam usar. Hoje, em parceria com a fiscalização, estamos orientando e chamando os motoristas para que retirem os veículos da calçada e não cometam mais tal infração”, explicou Manoel Pinheiro, técnico em segurança e educação para o trânsito.
A estudante Ana Paula Rodrigues elogiou a ação da Semob e disse que os condutores devem respeitar o espaço do pedestre.“Não é justo que ocupem o espaço que é nosso. É preciso ter consciência do coletivo e estacionar onde é permitido”, disse a jovem de 14 anos.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)