No Dia Mundial Sem Carro Prefeitura de Belém discute plano cicloviário em audiência pública

• Atualizado há 9 anos ago

??????????????????????????????????????????A Prefeitura de Belém tem trabalhado amplamente na expansão da malha cicloviária da cidade. De 2013 para cá foram feitos mais de 13,8 km de novas vias exclusivas para ciclistas, sempre pensando em uma rede que integre as existentes e garanta mobilidade a quem deseja utilizá-las.

No Dia Mundial Sem Carro lembrado anualmente em 22/09, durante a Semana Nacional do Trânsito 2015 a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém quer estar ainda mais perto dos ciclistas da cidade. Uma blitz educativa na ciclofaixa da Mundurucus será realizada nesta terça-feira,22, às 9h da manhã, para orientar motoristas sobre a importância de respeitar esse espaço e não estacionar, nem trafegar na ciclovia.

No mesmo dia, às 18h, no Auditório Janary Valente , na Superintendência Federal de Agricultura do Pará, a prefeitura quer ouvir a contribuição dos ciclistas da cidade para continuar trabalhando nesta expansão.

“No inicio da gestão encontramos vários ciclovias e ciclofaixas que não tinham uma ligação, ou seja, não davam a possibilidade de deslocamento ao ciclista. Desde então trabalhamos intensamente neste projeto de interligação para tornar estas vias alternativas seguras aos ciclistas. Queremos expandir mais e por isso vamos apresentar nossa proposta aos ciclistas, mas também ouvi-los sobre os caminhos que desejam ter na cidade”, disse Maisa Tobias, superintendente de Mobilidade Urbana de Belém.

A prefeitura planeja fazer mais 37 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas até 2016, mas nada será feito sem a participação popular, por isso a importância da Audiência Pública. Hoje Belém possui 92.9 km de vias para ciclistas e com o que ainda deve ser feito a quilometragem de vias exclusivas para ciclistas deve chegar a 128 quilômetros.

 

Texto: Nathalia Petta
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também