“Tô até emocionado”, disse o motorista Antônio Carlos Silva Costa, assim que passou pelo trecho liberado da Avenida Augusto Montenegro, entre Rua da Marinha e Entroncamento, fechado ao tráfego de quem vinha sentido Icoaraci-Belém desde setembro do ano passado e reaberto na manhã deste sábado, 2.
Por volta das 10h da manhã, mesmo debaixo de forte chuva, operários do Consórcio BRT fizeram a retirada das barreiras de concreto que forçavam todos os condutores que trafegavam na via a fazer conversão à esquerda na Rua da Marinha, para acessar o centro de Belém.
Antônio Carlos sabia que a rua seria reaberta, mas se surpreendeu ao passar pelo local e de fato estar liberada para sua passagem. “Este trecho está ótimo, um tapete. Mas é só uma parte. Agora é torcer para o restante da obra acabar logo e Belém ganhar toda essa via novinha”, destacou o motorista da linha Tapanã/Ver-o-Peso, com 15 anos de experiência como rodoviário, sempre trafegando na avenida Augusto Montenegro. “Estou acostumado a passar todo dia aqui, já vi muita coisa, peguei muito congestionamento. Mas se a Augusto Montenegro toda ficar como está esse pedaço aqui, vai ficar ótimo”, comemorou.
Mas não era só motorista que estava satisfeito com a reabertura da pista. A assistente administrativa Nadja e a tia dela Almira Silveira, aposentada, aguardavam o ônibus em uma parada reativada no novo trecho. Moradoras da área, elas precisaram apenas atravessar a rua para aguardar o ônibus rumo à avenida Pedro Álvares Cabral. “Durante a interdição a gente tinha que andar até a Rua da Marinha para pegar o ônibus. Agora está bom demais”, disse Nadja.
O trecho foi reaberto antes do prazo previsto, graças a um esforço da Prefeitura de Belém para melhorar o acesso dos torcedores do RE x PA ao Estadio Olímpico do Pará no domingo, 3. A Rua da Marinha continuará com sentido único Augusto Montenegro – Centro, porque em breve ela própria será fechada para obras, em mais uma etapa antes da conclusão total dos trabalhos na área.
Texto: Esperança Bessa
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)