Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Ações de educação no trânsito marcam o fim de semana em Mosqueiro

FOTO SEMOBQuem foi a Mosqueiro no segundo final de semana de férias percebeu a ilha diferente. A operação Verão da Semob estava em diversos pontos da ilha promovendo a educação e informação aos veranistas, principalmente quanto a segurança no trânsito. “Nós percebemos o reforço e aprovamos. O trânsito está fluindo e o melhor, com segurança”, disse a condutora escolar Aliane Nunes enquanto era abordada por um  agente que dava orientações sobre segurança e educação no trânsito.

As operações de fiscalização foram realizadas em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal, além de agentes de trânsito e transporte da Semob. “Os comentários que recebemos são positivos quanto a presença dos agentes, fiscalizando e educando. As principais ocorrências são de licenciamento atrasado e infrações de trânsito como estacionamento em local proibido e falta do uso de cinto de segurança no banco traseiro”, disse o diretor de trânsito da Semob,Murilo Souza, que também coordenava as fiscalizações no transporte suplementar e regular para garantir a segurança dos passageiros.

Os pontos de fiscalização funcionaram desde o pórtico de entrada de Mosqueiro passando por pontos na Variante e na avenida Beira Mar, Farol e Chapéu Virado. “É importante e interessante que este tipo de ação seja executado em Mosqueiro”, disse a contadora Viviane Maués.

Nas praias os veranistas receberam orientações educativas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, principalmente em relação à bebida e direção. “A campanha deve existir e se repetir sempre, para relembrar o quanto é importante que respeitemos as leis e primemos pela vida e pela segurança”, disse o professor de educação física Jader Sodré. O motorista Mauro Farias acredita que a presença dos agentes ajuda a coibir a ação dos infratores. “É melhor que tenha essa fiscalização pois ajuda a coibir atitudes de pessoas que pensam em transgredir a lei”, disse.

A chefe de divisão para educação no trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, percorreu com sua equipe as praias do Farol Velho e Chapéu Virado, locais com maior concentração de veranistas,  abordando nos bares os comerciantes e consumidores e alertando para a valorização da vida. “Todos os donos de bares e comerciantes assim como os consumidores elogiaram a ação. Em todos os bares foram fixados adesivos informando que os motoristas que beberem não podem dirigir. Isso é um sinal de que a vida é mais importante”, disse Tatiane.

Outeiro
Uma operação de fiscalização foi montada em parceria com a Polícia Militar mas todos os motoristas abordados estavam legalizados e em plenas condições de segurança. “Todos os carros, ônibus e vans abordados estavam legalizados mas foi importante a fiscalização e orientação aos motoristas”, disse o coordenador de transporte da Semob, Márcio Bello
A equipe de educação também marcou presença nas areias de Outeiro. “Muitos panfletos e orientações foram distribuídos e os veranistas elogiaram a ação, conscientes de que a valorização da vida é a melhor opção”, disse o agente de trânsito Lobato.

Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais