Prefeitura inicia alinhamento de projetos estruturantes de mobilidade

A Prefeitura de Belém deu início na última quarta-feira, 24, a um alinhamento de projetos estruturantes de mobilidade, previstos para serem colocados em prática nos próximos quatro anos na capital paraense. Uma reunião envolvendo Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), os dois órgãos que tratam diretamente com os projetos de mobilidade na capital, e outros órgãos afins, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o  Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), teve por objetivo apresentar a atual fase dos projetos que integram o BRT Belém e definir alguns primeiros ajustes e adequações dentro da nova linha de gestão adotada na administração municipal.
De forma integrada – “Não temos como falar de projetos estruturantes de mobilidade sem falar de forma integrada sobre projetos de complementação urbanística, sobre o passeio público, sobre ciclovias, arborização e paisagismo, entre outros. É preciso pensar na mobilidade focando não só nos grandes projetos, mas no bem-estar das pessoas e em outros elementos do projeto que realmente nos coloque em uma posição de avanço no sentido da cidade que queremos ter daqui para a frente”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues, que participou da reunião ao lado do vice-prefeito Edilson Moura.
Durante a reunião, os assessores técnicos da PMB, Francisco Damião da Silva Neto, engenheiro da Seurb, e Rebeka Alves, arquiteta da SeMOB, fizeram apresentações referentes ao projeto BRT Belém. Eles explanaram sobre as etapas já cumpridas e também as demais previstas, entre elas a etapa de urbanização do segundo e terceiro trechos da avenida Augusto Montenegro, do Tapanã até o Maracacuera, que está em fase de conclusão de licitação para início das obras, com recursos já garantidos pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 139 milhões de repasse e mais R$ 7 milhões de contrapartida municipal.
Reurbarnização – Esta obra, que contemplará 8,5km de extensão, prevê toda a reurbanização do referido trecho no entorno do BRT Belém, incluindo ciclovia, calçadas, iluminação pública, paisagismo, além de restauração de pavimentação, terraplanagem e drenagem, entre outras obras. Em especial no que tange ao paisagismo, um diálogo mais estreito entre Seurb e Semma ficou estabelecido para garantir que a obra, além de resolver as questões de infraestrutura de mobilidade, também contemple mais elementos naturais, como ampliação dos trechos arborizados nos passeios públicos.
BRT Portos – Também foram apresentados na reunião os projetos arquitetônicos previstos no chamado BRT Portos, que ligará o transporte rodoviário ao transporte fluvial integrando a capital à sua área insular. Deste projeto já está concluído o terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, e em fase de conclusão o terminal hidroviário de Mosqueiro, construído em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os demais portos ainda em fase de projeto – entre eles o do Ver-o-Peso, do Porto da Palha, Icoaraci, Outeiro, Combu, Ilha Grande, Cotijuba e UFPA – devem passar por adequações para ganharem mais elementos amazônicos em sua concepção e visual.
“Temos que pensar nesses projetos para que fiquem com a nossa cara amazônica, e sou entusiasta de elementos que integrem a nossa característica regional nos elementos e materiais, o que inclusive estimula a economia daqui, incentivando a produção local ou, no máximo, em municípios paraenses vizinhos”, destacou o prefeito de Belém. A partir das diretrizes debatidas na reunião os projetos de mobilidade serão analisados e readequados pelas equipes técnicas das secretarias integradas, e um novo encontro será realizado para fechar os próximos passos a serem dados nos projetos de mobilidade da capital.
Texto: Esperança Bessa (Ascom SeMOB)
Foto: Marcos Barbosa (Comus)