Operação Belém Protegida atua para conter o avanço da Covid-19

• Atualizado há 4 anos ago
Equipes da gestão municipal realizam na noite desta quarta-feira, 3, a Operação Belém Protegida para orientar, através de ações educativas, proprietários de estabelecimentos comerciais e a população em geral sobre as novas medidas contidas no Decreto Estadual, que muda o bandeiramento do Estado de laranja (médio risco) para vermelho (alto risco) em relação à Covid-19.
Entre as medidas, o decreto prevê toque de recolher das 22 horas até às 5 da manhã do dia seguinte; proibição de venda de bebidas alcoólicas após as 18 horas em qualquer forma de comércio, entre outras regras como medida para conter o avanço do novo coronavírus na capital e em todo o Estado.
Uma força-tarefa, sob a coordenação da Guarda Municipal, foi montada pela Prefeitura Municipal de Belém para nos dois primeiros dias realizar ações de orientação pelos bairros da capital. A partir da sexta-feira, 5, quem não se adequar ao decreto será autuado. A concentração ocorreu no Complexo do Mercado de São Braz, às 18 horas, onde foram divididas as equipes para atuarem a partir do bairro da Sacramenta até o Portal da Amazônia.
Operação Belém Protegida reúne agentes das secretárias municipais de Economia, Saúde, Esporte e Lazer, Defesa Civil, e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). A guarda estará fixa de apoio à semob na fiscalização dos ônibus de manhã cedo e no final da tarde, nos horários de pico. E às 18h o trabalho será integrado com a segup, fechando bares, restaurantes , enfim, para garantir que todo comércio esteja fechado, e a partir das 21h estaremos em quatro frentes de trabalho até 1h da manhã pRa garantir o cumprimento do toque de recolher”
“Independente das ações, seja em feiras, praças ou nas ruas a Guarda Municipal estará presente dando apoio” afirma o Inspetor-geral da GMB,  Joel Ribeiro.
A GMB vai atuar especificamente com órgãos do município na prevenção e fiscalização. Mas, também com órgãos do Estado, atuando em parceria. O inspetor-geral explica que serão repassadas orientações para a população de Belém sobre o uso de máscaras, para evitar aglomerações em logradouros e espaços públicos, sobre o toque de recolher a partir das 22 horas e em apoio às ações da Semob, ajudar a fiscalizar o transporte coletivo na capital.
O controle da frota de ônibus será uma das metas da fiscalização da Semob, como explica a presidente do órgão, Ana Valéria Borges, fiscalização para garantia de distribuição da demanda dos coletivos. “Como o decreto prevê o toque de recolher a partir das 22 horas, isso implica mudança na operação do transporte. Nesta primeira fase haverá fiscalização educativa e esperamos contar com apoio de todos”, ressalta.
A coordenadora da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira, informa que considerando o momento de pandemia e a época de bastante limitação, é importante conscientizar a população para a necessidade de distanciamento e para obedecer as normas estabelecidas no decreto. “A Defesa Civil fará abordagem junto com demais órgãos municipais com o intuito de informar e conscientizar a população acerca das medidas de segurança, a fim de que consigamos diminuir o número de infectados, bem como futuras mortes”, explica.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
Foto: SeMOB

Veja também