José Bonifácio terá sentido único no domingo de Dia das Mães

Para disponibilizar um ambiente com mais conforto aos visitantes durante as visitas aos cemitérios por ocasião do Dia das Mães. Uma ação de limpeza e revitalização foi realizada nos cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas começaram em março e foram concluídos no mês passado no cemitério Santa Izabel, onde é esperado o maior movimento de público: cerca de 35 mil pessoas, de sábado a domingo.
Para garantir o fluxo de trânsito e a segurança aos pedestres, no domingo, 9, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) atuará no ordenamento de trânsito no entorno do cemitério de Santa Isabel. A avenida José Bonifácio, entre as ruas dos Caripunas e Paes e Souza, terá sentido único. Entre às 9h e 17h, os ônibus com destino ao Santa Izabel serão desviados para a travessa Castelo Branco com a rua dos Caripunas. Agentes de trânsito e transporte também estarão atuando nos principais cemitérios municipais da região metropolitana, como o de São Jorge, do Tapanã e de Icoaraci.
No cemitério São Jorge, na Marambaia, a roçagem e retirada de mato já foi concluída. A Seurb também realizou uma obra extensa no muro da fachada e da lateral. As partes quebradas foram substituídas e ganharam reforço. Também foi construída uma nova estrutura para segurar o muro. Foram instaladas grades e feita uma nova pintura.
“Nós estamos trabalhando diariamente para recuperar as condições dos cemitérios que são administrados pela Seurb. Eles estavam abandonados. Nosso primeiro passo foi garantir a valorização e segurança dos coveiros, que foram incluídos no programa Belém Vacinada e já receberam a primeira e a segunda doses do imunizante”, destacou o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.
A recomendação da Prefeitura de Belém é que a população evite se deslocar aos cemitérios. Afinal ainda estamos em meio a uma pandemia. Por isso, é importante evitar todo tipo de aglomeração, especialmente nos cemitérios.
Icoaraci – No cemitério público do Tapanã, administrado pela Agência Distrital de Icoaraci, as equipes de limpeza também atuaram com os serviços de raspagem, capinação e a retirada de sepulturas antigas, para deixar o local pronto para as visitações. O horário de funcionamento no sábado e domingo será de 7h até 16h.
Distritos – Os três cemitérios públicos de Mosqueiro, São José (Vila), Santa Maria (Carananduba) e Santo Odorico (Baía do Sol), também receberam ação de limpeza. O horário de funcionamento dos cemitérios em Mosqueiro, para o final de semana do Dia das Mães, também será das 7h às 16h.
Ordenamento – Os trabalhadores informais, que atuam com as vendas de velas, flores e demais artigos para homenagear as mães, estão sendo organizados, desde o início desta semana, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), já que a recomendação da Prefeitura de Belém é de que as visitações nos cemitérios públicos da capital não sejam concentradas apenas no domingo das mães, com o objetivo de evitar aglomerações.
Além disso, o número de efetivos da Secon será reforçado a partir de sexta-feira, 07, até o domingo, 09, com a atuação de 39 agentes, distribuídos nos cemitérios de Santa Izabel, São Jorge e Tapanã, das 4h às 18h.  De acordo com o titular da Secon, Apolônio Brasileiro, o reforço dos agentes da Secretaria é para contribuir na organização da venda de flores no entorno dos cemitérios. “A ideia é poder ajudar os permissionários da Secon com as vendas, de maneira consciente, respeitando as normas sanitárias e de distanciamento social, para minimizar os riscos de contágio da Covid-19”, destacou o gestor.
Segurança – A Guarda Municipal vai reforçar a patrulhamento dos cemitérios de Belém e distritos. O órgão montou um esquema de segurança para o sábado, 8, e domingo, 9, utilizando um efetivo de 348 agentes, em escalas de revezamentos, sendo 174 por dia e divididos em dois turnos. Os Guarda Municipais serão distribuídos em pontos estratégicos dos cemitérios. No de Santa Izabel, haverá um efetivo com 70 guardas e duas viaturas, realizando rondas no entorno; no de São Jorge, serão 36 guardas, quatro motos e uma viatura; no São José, rondas com moto patrulhamento; no Tapanã, 30 guardas e duas viaturas; no Santa Izabel, em Icoaraci, 12 guardas e duas viaturas; e em Mosqueiro serão feitas rondas por turno.
Cuidados – Para prestar homenagem ao ente querido será necessário seguir todas as medidas de proteção contra a Covid-19, tais como a utilização obrigatória de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) orienta as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou se enquadrem no grupo de risco, que evitem a ida aos cemitérios.
Serviço – No sábado, 8, e no domingo, 9, as portas dos cemitérios públicos – Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia – abrem às 7h e fecham às 16h. No cemitério de Santa Izabel, não será celebrada a tradicional missa das 7 horas.
Texto: Igor Monteiro
Foto: Ascom/SeURB