Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura cria mutirão para liberação de processos de servidores

Durante a plenária do Fórum Permanente de Participação Cidadã – Tá Selado, destinado a ouvir demandas do servidor público, nesta segunda-feira, 28, foi anunciada a liberação de 412 processos em edição extra do Diário Oficial do Município, que envolvem certidões de tempo de serviço, atestados e pensões por morte. A ação faz parte do programa de valorização do servidor municipal da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad). 

Na abertura da plenária, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou a importância do funcionalismo público para a cidade. “Há muito serviço público para ser feito e para isso é preciso ter políticas públicas e não há ações sem servidor público, não há saúde sem médicos e enfermeiros, não há asfalto, coleta de lixo e vida digna sem servidores públicos”. O prefeito também lembrou das dificuldades financeiras em que a gestão foi recebida e os desafios para superá-las nos próximos anos com a participação popular. 

A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, ressalta os vários processos de servidores municipais que estavam parados há anos e das ações da gestão municipal para resolver essa questão. “Só no setor jurídico eram mais de 800 empilhados, no gabinete cerca de 200, na diretoria geral mais de 500. Isso não é uma responsabilidade que queremos atribuir aos servidores, mas uma política de como era tratado o servidor público”, destaca. 

O setor público e seus servidores sempre estiveram  presentes na vida social dos brasileiros. Por trás de ações em todas as esferas do poder existem nomes, rostos, histórias e feitos de pessoas ligadas a instituições públicas. É o caso da bibliotecária Marlene Trindade, servidora da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). “Esse momento é importante para conversar com o governo, verificar nossos direitos que vão além do salário, mas a formação e os processos administrativos que agora estão sendo revistos”, afirmou durante a participação da plenária do Tá Selado. 

Tá Selado –   O Fórum Permanente de Participação Cidadã já realizou plenárias nos 72 bairros da capital e agora está no 20° debate de segmentos, em um processo que já envolveu mais de 14 mil pessoas. As demandas aprovadas nas plenárias serão incluídas nos projeto de lei do Plano Plurianual (PPA 2022/2025) e na Lei Orçamentária Anual (LOA 2022).

SeMOB – Um ponto de transmissão foi montado na sede administrativa da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), localizado no segundo andar do shopping IT Center. Mais de 100 servidores do órgão participaram da plenária virtual, que além da videochamada pelo aplicativo Zoom, também foi transmitida no hall do posto. A SeMOB elegeu cinco representantes para delegados que irão participar da elaboração do PPA.

Texto: Madson Sousa com colaboração Ascom SeMOB

Redes Sociais