Tranquilidade marca a saída pelos terminais de ônibus e hidroviários para o veraneio nas ilhas

O primeiro sábado de julho da operação Verão da Gente, da Prefeitura de Belém, foi marcado pela tranquilidade na saída pelo trapiche de Icoaraci e pelo terminal Hidroviário Ruy Barata para a travessia às ilhas, especialmente, Cotijuba e Combu respectivamente. No terminal de Mosqueiro, em São Brás, não foi diferente. Uma oferta grande de veículos e poucos usuários.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), através da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cote), prioriza a fiscalização do serviço de transporte hidroviário, em Icoaraci, Cotijuba e em Belém, no terminal Ruy Barata, principalmente, em relação ao protocolo de segurança contra a Covid-19, orientando quanto ao uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento para evitar aglomeração.

Além disso, dentro da operação Verão da Gente, neste mês de julho a SeMOB fará o monitoramento da demanda transportada na linha Icoaraci-Cotijuba, de modo a determinar a realização de viagens extras, se houver necessidade. A equipe da Cote realizará a fiscalização ao longo de todos os dias da semana, enfatizando o monitoramento da operação nos fins de semana, em função do aumento de demanda.

Segundo o gerente da Navegação Confiança, Zelito Almeida, neste fim de semana, a movimentação ainda está muito tranquila no trapiche. “O fluxo deve aumentar a partir do terceiro fim de semana”, disse o funcionário da empresa proprietária do navio Lady Liria, que faz a linha municipal gerenciada pela SeMOB, na travessia para Cotijuba.

Ação Integrada – No trapiche, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) está atuando na fiscalização do embarque de mercadorias por carrinheiros e na venda ambulante. Cada atividade ficou disposta em área distinta no entorno da orla para liberar o trapiche para a circulação de pessoas. A Guarda Municipal está trabalhando na orientação e segurança de operadores e usuários. Os agentes de trânsito da SeMOB organizam o trânsito para coibir fila dupla e evitando congestionamento, garantindo a fluidez e segurança aos pedestres.

Neste sábado, dia 3, a estudante Marina Almeida chegou cedo ao trapiche de Icoaraci. Ela aguardava para comprar a passagem e aproveitar uma semana para relaxar e se divertir na ilha. Apesar de haver fila no guichê, não estava muito grande e fluindo rapidamente. A

balconista Josiane Almeida aprovou essa organização e levou a família para passear em Cotijuba. Ela estava acompanhada do pai e das filhas. Segundo ela, estava tudo muito tranquilo e organizado.

No Terminal Hidroviário Ruy Barata o fluxo aumentou no final da manhã. Porém, desde cedo, as lanchas saíam bem antes do horário previsto. Os usuários eram orientados a manter o distanciamento na fila dos guichês e logo na chegada, funcionários mediam a temperatura de todos.

O administrador do terminal, Ronaldo Souza, explicou que todas as medidas de segurança estavam sendo tomadas e a área de embarque estava sendo limitada para evitar aglomeração.

Geovana e Carla Chene estavam ansiosas para embarcar. Elas aprovaram a tranquilidade e organização no terminal hidroviário.

A segurança também era garantida pela Marinha, que estava fazendo a vistoria nas lanchas. Segundo o cabo Galvão, estavam sendo vistoriados o número de inscrição, capacidade e itens de segurança. “As ações fazem parte da nossa operação verão”, explicou o militar.

O representante de uma das cooperativas que gerenciam as 30 lanchas que operam no local, Emanuel Bonifácio, as embarcações estavam saindo a cada 15 minutos. Mas, quando completava a capacidade de lotação, saíam antes do horário. Até 11 horas, mais de mil usuários embarcaram no local.

Texto: Rosangela Gusmao