No primeiro final de semana das férias de julho, o fluxo de pessoas para as ilhas de Belém foi tranquilo e abaixo da expectativa. O terminal da linha Mosqueiro/São Brás, em São Brás, no sábado e no domingo, apesar da grande oferta de ônibus, pouca gente procurou pelo serviço. O mesmo ocorreu no domingo, dia 4, para o embarque à ilha de Outeiro, em São Brás.
Dentro da Operação Verão da Gente, ação integrada envolvendo os órgãos da Prefeitura de Belém, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) aumentou a frota das linhas para Mosqueiro e Outeiro e intensificou a orientação, em acordo com o protocolo de segurança da Covid-19, sobre o uso de máscara, do álcool em gel e distanciamento físico nas filas.
Aos domingos, o embarque da linha Outeiro – São Brás ocorrerá na estação BRT São Brás, de 6 às 14 horas, em caráter especial, para organização da fila de ônibus e do embarque de passageiros.
Apesar da tranquilidade no embarque para Outeiro, em São Brás, a movimentação na Praia Grande foi intensa. Porém, por conta da chuva, muita gente saiu mais cedo da praia e o embarque na ilha foi tranquilo, conforme informou o coordenador de Fiscalização e Vistoria da SeMOB, Raimundo Neto.
No terminal de Outeiro, a ação contou com o apoio dos agentes de trânsito, orientando o fluxo no cruzamento das ruas Nossa Senhora da Conceição com Franklin de Menezes, impedindo a parada de veículos por tempo superior ao necessário para a realização do embarque e desembarque.
A movimentação do transporte hidroviário não foi diferente. Tanto no sábado, como no domingo foi tranquila a movimentação no trapiche de Icoaraci e no Terminal Ruy Barata. A orientação de segurança também foi reforçada pela SeMOB nesses locais. No Ruy Barata, o movimento aumentou no fim da manhã do domingo, porém tudo ocorreu dentro da normalidade e em obediência às regras sanitárias.
Fiscalização – A SeMOB realizou fiscalização de veículos no final de semana, em parceria com a Guarda Municipal de Belém (GMB) e Polícia Militar (PM), nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. As ações ocorreram dentro da normalidade. Em Outeiro, a fiscalização na barreira de acesso à ilha, em apoio à Polícia Militar, constatou-se uma movimentação tranquila do tráfego de carros e motos naquela área.
A fiscalização na orla de Icoaraci foi considerada tranquila, por conta do serviço realizado foram evitadas fila dupla e o estacionamento na ciclofaixa do trapiche até a praia do Cruzeiro, evitando com isso congestionamento. Em Mosqueiro e em Outeiro, os agentes de transito deram apoio às demais forças de segurança, na operação em cumprimento ao decreto estadual e proibição de sons automotivos. A operação ocorreu sem alterações relevante.
Texto: Leonardo Fernandes