Ação da SeMOB em Mosqueiro registra aumento no atendimento a usuários

• Atualizado há 3 anos ago

O aposentado José Lúcio Tavares Barbosa, morador de Mosqueiro, já pode circular pelo distrito utilizando transporte público sem pagar nada por isso, apenas apresentando o seu Cartão Sênior para fazer valer o direito à gratuidade nos transportes públicos coletivos, garantido no Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003). Ele foi um dos beneficiados pela ação itinerante realizada pela Prefeitura de Belém na ilha. “É uma ação muito boa. O atendimento foi muito bom e rápido. A população de Mosqueiro precisa do documento Passe Fácil, mas tem dificuldade de ir a Belém”, disse José Lúcio.

Sob a coordenação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), o projeto ocorre todas às terças-feiras de julho, sempre das 9 às 15 horas, na Escola Municipal Abel Martins, com o objetivo de deixar mais acessível aos moradores da ilha a emissão da 1ª via da meia passagem, de 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior, da 2ª via do Cartão Especial e da credencial para estacionamento.

Na última terça-feira, 13, segundo dia da ação, foi grande a procura pela emissão da meia-passagem. Foram atendidos 125 usuários, dos quais, 104 com solicitação concluída e 21 com solicitação não atendida – o que representa um comparecimento de 83% em relação à semana passada. No primeiro dia de ação, realizada no dia 6, o comparecimento chegou a 60% do que era previsto. A expectativa de atendimento da SeMOB em cada dia de ação é, em média, de 150 pessoas.

A iniciativa é da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) e integra a programação da Operação Verão da Gente, da Prefeitura de Belém, com apoio do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setransbel) e da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos). “Essa ação visa beneficiar o usuários com serviço dentro de seu local de domicílio, a fim de garantir a emissão do documento sem que ele precise se deslocar até São Brás em Belém”, explicou a coordenadora da Coau, Patrícia Ellen da Conceição. Ela explica que, como se trata de uma ação social, não será cobrada taxa para 2ª via.

De acordo com a organização do projeto, o aumento na procura se deu graças à maior divulgação do evento por parte da SeMOB e da mobilização das escolas. 

Texto: Leonardo Fernandes

Veja também