Terceiro sábado de julho tem movimento intenso de saída de veranistas para Cotijuba e Mosqueiro

A viagem extra da linha Icoaraci-Cotijuba foi uma surpresa bem-vinda, neste terceiro fim de semana das férias de julho. A auxiliar de serviços gerais Ladiane de Souza conseguiu visitar a família em Cotijuba graças ao novo horário das 9 da manhã, que estreou neste sábado, 17.  “Perdi o primeiro navio porque tinha muita gente na fila. Mas ainda bem que colocaram mais uma viagem, salvou meu final de semana”, comemora.

Para atender ao grande fluxo de passageiros observado no último fim de semana no trapiche de Icoaraci, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) determinou que a linha Icoaraci-Cotijuba, operada pela Navegação Confiança, realize duas viagens de ida todo sábado e domingo de julho. A primeira viagem sai às 8 horas da manhã, com o navio Lady Líria, e a segunda às 9 horas da manhã, com o navio Otávio Oliva. A novidade é mais uma das ações programadas para operação Verão da Gente, da Prefeitura de Belém.

E este terceiro final de semana de julho foi o mais movimentado até agora no trapiche de Icoaraci, de acordo com a Diretoria de Transportes (DTP) da SeMOB.  Principalmente pelo acréscimo do navio Otávio Oliva, que tem capacidade de 600 lugares, quase o dobro da capacidade do Lady Líria, que comporta até 350 pessoas. Neste sábado, foram levados em média, somando as duas viagens, 880 passageiros para a ilha.

Mosqueiro – As filas também estavam longas no terminal da linha Mosqueiro, em São Brás, no sábado, 17, no final da manhã. Um protesto de moradores bloqueou a entrada de Benfica causando lentidão no trânsito. Apesar do imprevisto, das 4h40 da madrugada até às 10 horas da manhã, 33 ônibus saíram em direção à ilha.

Mas devido o aumento da frota de ônibus para o veraneio – a linha Mosqueiro-São Brás conta com 24 ônibus a mais circulando de sexta-feira até domingo – o embarque de passageiros foi célere, com saída de veículos a cada 15 minutos.

No total, são 48 veículos atendendo a linha Mosqueiro-São Brás. É uma média de 54 passageiros por veículos, sendo somente permitida a saída de ônibus com, no máximo, 14 pessoas em pé.

“O fluxo de passageiros está muito grande em comparação aos dois últimos finais de semana. Desde sexta-feira já começamos a ver as filas aumentarem. Mas mesmo assim, estamos conseguindo embarcar as pessoas de forma rápida e em segurança. Os ônibus não podem exceder a lotação máxima. A SeMOB também só libera a saída se todos no veículo estiverem de máscara”, explica o coordenador de Monitoramento e Controle (CMOC), Jolivan Costa.

A doméstica Renata Albuquerque aprovou o esquema armado para a operação Verão da Gente. Ela conta que sempre costuma ir a Mosqueiro de carro. Mas para economizar resolveu ir com a família de ônibus e garante que não se arrependeu. “A fila está grande, mas está andando rápido. O ponto de ônibus é novo, tem lugar pra sentar, cobertura. Eu pretendo ir mais vezes de ônibus, com certeza”, afirma.

Combu – Desde cedo, a movimentação de veranistas foi intensa no terminal hidroviário Ruy Barata, que faz a travessia para a região das ilhas, em especial o Combu. Neste sábado, dia 17, haviam sido feitas 24 viagens até às 11 horas da manhã, levando aproximadamente 814 passageiros. Quase batendo a média de pessoas esperadas para o dia, que é de 1200 pessoas. Mas o dia mais movimentado do Combu é domingo, quando são esperados em média 3 mil pessoas.

A aposentada Miriam Lima veio com a família almoçar no Combu. Era a segunda vez que ela visitava a ilha. Após conhecer o novo terminal hidroviário, ela já faz planos de voltar em breve. “Eu vim quando a gente ainda descia na escada na Praça Princesa Isabel, não me senti segura. Com o novo terminal, já da pra vir tranquila com as crianças. É mais uma opção de lazer pra quem ficou em Belém nas férias de julho”, afirma.

Texto: Leonardo Fernandes