Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Volta às aulas com educação e conscientização

49523_110104 (1) 49523_110106A partir desta segunda-feira, 4, até 21 de agosto a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estará realizando a operação Volta às Aulas, que unirá ações educativas ao trabalho de orientação do trânsito no entorno de oito escolas localizadas no centro de Belém.

O objetivo é reduzir a ocorrência de conflitos de trânsito nas áreas que abrigam instituições de ensino. Os artes educadores da SeMOB estarão distribuídos em locais de intenso fluxo de veículos e pedestres. “Vamos orientar o corpo discente, docente, responsáveis dos alunos, bem como o quadro técnico e de apoio das escolas nos horários de entrada e saída das aulas”, explica a chefe da Divisão para Educação no Trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

As primeiras escolas a receberem a operação serão o Colégio Nazaré e o Colégio Santa Catarina de Sena, no período de 4 a 6 de agosto. Em seguida, será a vez da Escola Santa Emília e do Colégio Moderno (dias 7 e 8), Colégio Santa Rosa e Sistema de Ensino Universo (dias 11 e 12), Colégio São Paulo e Colégio Alfa (dias 13 e 14), Colégio Ypiranga e Colégio Peteleco (de 18 a 21) e Ideal Júnior (dias 20 e 21).

Durante a operação serão distribuídos às crianças fôlderes educativos com dicas de comportamentos seguros no trânsito. Já aos pais ou responsáveis serão repassadas orientações relativas à segurança no trânsito e respeito às áreas de estacionamento. As operações em cada escola terão a duração de dois dias.

Além dos arte educadores, agentes de trânsito estarão em frente às escolas orientando os motoristas e também coibindo possíveis infrações de trânsito, como a formação de filas duplas. “Essas escolas são escolhidas por serem as que mais provocam congestionamento no horário de entrada e saída, afetando todo o trânsito da cidade. Após o período da volta às aulas, retomaremos o projeto ‘SeMOB na Escola’, com a realização de atividades pedagógicas em escolas da rede pública municipal, estadual e instituições privadas localizadas fora dos grandes corredores de tráfego”, completa Tatiane Pinheiro.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)

Redes Sociais