SeMOB promove último dia de ação itinerante em Mosqueiro

Muita gente chegou cedo à Escola Municipal Abel Martins, em Mosqueiro, em busca da emissão do Passe Fácil e também de orientação e informações. Esta terça-feira, 27, foi o último dia da ação itinerante que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém  (SeMOB) estava realizando, na ilha, em todas as terças-feiras de julho, dentro da programação Verão da Gente, que a Prefeitura de Belém promove nos distritos.

Ainda não era nem oito horas da manhã quando estudantes e idosos começaram a chegar à escola. “Antecipamos o atendimento para evitar aglomeração”, informou Sirlley Raiol, funcionária do Passe Fácil/Setransbel. Ela fazia a triagem dos atendimentos, repassava as orientações, distribuía senha e encaminhava os estudantes ao setor de cadastramento da meia-passagem. Os demais serviços eram realizados pela COAU/SeMOB.

A ação é organizada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), vinculada à Diretoria de Transporte da SeMOB, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Belém (Setransbel)  e Agência Distrital de Mosqueiro, para a emissão da 1ª via da meia-passagem, do cartão  Senior (1ª e 2ª vias), 2ª via do cartão especial e credencial para vaga de estacionamento.

O atendimento neste último dia começou às 8h40, ou seja, 20 minutos antes do horário marcado e tinha previsão para ser encerrado às 15h. Todos aprovaram a iniciativa da SeMOB, pois poderão ter acesso ao cartão Passe Fácil sem precisar se deslocar para Belém. Os documentos estarão prontos nos dias 11 e 12 de agosto e serão entregues na própria escola.

As irmãs Ana Vitória e Kelly Cristina das Chagas Silva consideraram a iniciativa muito importante. “A gente não precisou ir a Belém e o atendimento foi muito rápido, chegamos às 8h30 e às 8h50 a Ana Vitória já havia concluído o atendimento”, informou Kelly, que acompanhava a irmã. A dona de casa Nilse Coral disse que se fosse preciso enfrentar fila, mesmo assim ela aproveitaria essa oportunidade. Mas, o atendimento foi rápido para a sobrinha Beatriz e para o filho Luiz Henrique. Calebe Moraes estava ansioso pela meia-passagem. Ele chegou cedo junto com a tia Silvana Assis. Para ela, a meia-passagem já é um respiro para o orçamento. “Quando ele tá em aula são duas passagens inteiras todos os dias”, disse.

Dona Rosa Regina Bittencourt, de 61 anos, precisa sair de Mosqueiro com destino a Belém, para fazer consulta e exames médicos. Nesse deslocamente, ela sempre pagou a passagem de ônibus. Agora, com o cartão Sênior, ela vai poder se deslocar sem precisar pagar tarifa. “Já garanti o meu cartão”, disse, com ares de alívio. O senhor João da Cruz Neves, de 61 anos, é diabético e fez cirurgia no pé. Ele usa muleta e disse ter dificuldade para pegar ônibus, pois, não tem o cartão do idoso. “Ótima iniciativa, pois, com a minha dificuldade de locomoção, não teria como ir até Belém para tirar o meu cartão”, informou. A servente Maria Botelho, nem precisou sair de seu local de trabalho para solicitar seu cartão Sênior. Ela trabalha na escola Abel Martins.  “Facilidade melhor que essa não existe”, disse.

Para a coordenadora de Atendimento ao Usuário (COAU), Patrícia Ellen da Conceição, a expectativa era de um aumento no atendimento, no último dia. Um total de 124 estudantes fez o agendamento no site Passe Fácil. Mas, muita gente não conseguiu, até pela dificuldade de acesso digital ou pela falta de orientação da escola. “Como a gente não quer inviabilizar ninguém, aliás, é uma ação social, todos foram atendidos”, disse.

A estimativa era atender 150 pessoas, em cada dia de ação, que ocorreu em 06, 13, 20 e 27 de julho. Nos três primeiros dias, foram realizados 317 atendimentos. A expectativa é de que o último dia apresente um número maior, de acordo com a coordenadora do COAU.

Texto: Leonardo Fernandes