A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) recolheu cinco carcaças de automóveis que estavam abandonados nos acostamentos e calçadas da avenida Pedro Miranda, entre a avenida Doutor Freitas e a travessa Alferes Costa. Os proprietários foram comunicados antecipadamente sobre a ação.
O serviço foi realizado na manhã desta quarta-feira, 28, A SeMOB deu apoio à ação da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), para a ação de limpeza e desbloqueio das vias. A Sesan contou também contou com a parceria da Guarda Municipal de Belém (GMB).
Os proprietários dos veículos foram notificados pela Prefeitura de Belém por abandono de sucata, estacionamento irregular ao longo de canteiro e obstrução de via pública. Na operação foi utilizado um caminhão guincho tipo “munck”, que conta com um braço hidráulico para deslocar os objetos para a carroceria.
“Como não houve resposta dos donos dos carros, eles foram retirados compulsoriamente. Agora, se quiserem recuperar algo que sobrou da propriedade, terão que pagar as devidas taxas de retenção”, explicou o diretor de Trânsito da SeMOB, Roberto Broni.
Durante a operação, um condutor foi conduzido à delegacia pela GMB por obstrução do serviço. Os veículos apreendidos que não forem procurados pelos seus proprietários irão a leilão ou serão vendidos como sucata. A Sesan e a SeMOB estão desenvolvendo vistorias nos bairros de Belém com o intuito de mapear as sucatas abandonadas pela cidade e, partir daí, estabelecer um cronograma para as próximas remoções.
Texto: Leonardo Fernandes