Ao longo de julho, 456 pessoas foram atendidas em Mosqueiro na ação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), dentro da programação do Verão da Gente, da Prefeitura de Belém.
Realizado pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), da Diretoria de Transportes da SeMOB, com apoio do Setransbel e da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), o projeto, batizado de COAU Itinerante, foi realizado sempre às terças-feiras destas férias na escola municipal Abel Martins, no bairro de Carananduba. Nesta quarta e última edição, no dia 27, foram atendidos 152 usuários.
O objetivo da ação foi deixar mais acessível aos moradores da ilha, a emissão da 1ª via da meia passagem, de 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior, da 2ª via do Cartão Especial e da credencial para estacionamento.
Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante tinha que agendar o atendimento através do site do Passe Fácil. Atualmente, 18 escolas de Mosqueiro constam no sistema Passe Fácil. Dessas, 17 escolas fizeram a devida entrega da lista de alunos matriculados em 2021, os quais totalizam 8.532 estudantes matriculados.
Para os demais serviços não havia necessidade de agendamento prévio, bastando ir direto à COAU itinerante na escola Abel Martins. O mais importante é que por se tratar de uma ação social, não foi cobrada a taxa para a emissão de 2ª via.
A entrega dos cartões e de credenciais está prevista para os dias 11 e 12 de agosto deste ano, também na Escola Municipal Abel Martins, de 9h às 15 horas.
A SeMOB estuda tornar a COAU Itinerante numa espécie de ação-piloto para o futuro programa SeMOB Itinerante, que irá atender aos demais distritos de Belém.
Texto: Leonardo Fernandes