Ação itinerante da SeMOB realiza 106 atendimentos do Cartão Passe Fácil em Icoaraci

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) participou da ação de cidadania promovida pela Agência Distrital de Icoaraci  (Adic) nos bairros, dentro do projeto Promover a Cidadania, ocorrida nesta terça feira, 24, na escola municipal Sabino Barreto, localizada no bairro de Águas  Negras.

A ação foi realizada de 8h às 12h, com diversos atendimentos, como orientação jurídica, emissão de documentos, aferição de pressão arterial, consulta médica, exames rápidos, orientações para a acesso a benefícios sociais, atividades de lazer e corte de cabelo.

Além da SeMOB, participaram também orgãos como as Secretarias municipais de Saúde (Sesma) e de Esporte e Lazer (Sejel), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Senai, conforme explicou Maria José Rodrigues, da Adic.

A SeMOB levou a ação batizada de COAU Itinerante, que ofereceu serviços de emissão de meia-passagem estudantil, 1ª e 2ª vias, ambos atendimentos com agendamento prévio, Cartão Especial, 1ª e 2ª vias, com agendamento para perícia, no caso de 1ª via, e ainda 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior e da credencial de vaga para estacionamento.

Durante toda a manhã, foram realizados 106 atendimentos. Desse total, 69 para a emissão da 1ª via da meia-passagem e dois para a 2ª via. Oito estudantes estavam sem informações no sistema e quatro não apresentaram toda a documentação necessária. Para o Cartão Sênior, foram cinco atendimentos para 1ª via, dois para 2ª via e quatro não apresentaram toda a documentação completa. Já para o cartão Especial, foram feitos dois agendamentos para perícia de 1ª via. Não houve atendimento para emissão de credencial de vaga de estacionamento.

“Dez usuários com cartões cancelados por biometria facial foram orientados a comparecer ao posto do Mercado de São Brás, para fazer o procedimento de cartão cancelado”, explicou a coordenadora de Atendimento ao Usuário (COAU) da SeMOB, Patrícia Ellen da Conceição, explicando que esses atendimentos foram três para Cartão Especial, três para Sênior e quatro para estudantes.

“A entrega dos cartões será feita a partir do dia 24 de setembro, no posto de São Brás, no horário de 8h às 16h”, informou a coordenadora da COAU. Ela avaliou positivamente a ação itinerante que, inclusive, já  foi realizada com sucesso em Mosqueiro, no mês de julho. “A importância dessa ação do COAU é de levar esse atendimento à comunidade, pois garante esse atendimento aos moradores do distrito que têm dificuldade de se locomover até São Brás”, avaliou Patrícia Ellen, considerando que os moradores ficam mais próximos desses serviços, sem precisar gastar tempo e dinheiro com ônibus, nesse deslocamento.

Usuário aprovou a iniciativa –  A dona de casa Maria Santana Marques dos Santos é mãe da pequena Esther Gabriele, de 5 anos. A criança precisa se deslocar para atendimento médico e, muitas vezes, perdeu consultas porque a mãe não tinha dinheiro para a passagem, como afirmado pela mãe da menina.  “Ainda bem que vou conseguir  tirar o cartão  Especial dela aqui em Icoaraci.  Se fosse em Belém,  não teria como ir até lá”, disse. Da mesma forma pensa a dona de casa Daiane dos Santos Wanzeller. Ela explicou a dificuldade de manter os custos com o transporte para levar o filho especial de 10 anos, João Victor Wanzeler, ao médico.  “Essa ação chegou em boa hora”, comemorou.

Aos 71 anos, dona Eliene do Perpétuo Socorro somente agora buscou pelo Cartão Sênior. A dificuldade era o deslocamento para o posto do Mercado de São Brás. “Só assim eu vou conseguir tirar o meu cartão e evitar problemas dentro do ônibus “, disse.

O atendimento do Coau itinerante mais concorrido foi o da meia-passagem estudantil.  Muita gente apareceu para solicitar. Ao todo foram 83 atendimentos do total de 106. Carlos Henrique, de 7 anos, estava ansioso pelo documento . A mãe dele, a vendedora Carina Lima, aprovou a iniciativa da SeMOB. “É uma boa economia, pois ele paga uma passagem inteira”, disse. A estudante de 13 anos, Kewenny Vitória Menezes, estava buscando o cartão de meia-passagem pela primeira vez. “Agora, só está sendo possível solicitar o cartão por  causa da ação, que levou  esses serviços  para Icoaraci”, disse a mãe Camila Menezes.

Texto: Rosângela Gusmão.

Fotos: Ascom SeMOB.