Chamar atenção para o respeito e a segurança no trânsito, visando a qualidade de vida da população. Com esse objetivo, a caminhada “Conhecendo Belém” realizada neste domingo, 27, encerrou a programação da Semana Nacional do Trânsito, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
A caminhada turística e ecológica saiu da praça Waldemar Henrique, localizada no bairro do Reduto, e passou pelas Docas do Pará (CDP), praça Pedro Teixeira , praça dos Estivadores , Estação das Docas, Ver-o-Peso , Solar da Beira , Mercado de Carne , Mercado de Peixe , Pedra do Peixe, Praça do Relógio , Complexo Feliz Luzitânia, Palácio Lauro Sodré, Palácio Antônio Lemos , Rua João Alfredo , Praça das Mercês e Igreja das Mercês, entre outros pontos.
A programação da Semana Nacional do Trânsito faz parte da ação “Belém Bem Cuidada “, promovida pela Prefeitura de Belém, que realiza diversos serviços visando a qualidade de vida da população da capital.
Segundo a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, a segurança no trânsito é um trabalho coletivo, sendo necessária a colaboração de todos.
“Todos nós somos responsáveis por um trânsito seguro, a população e o poder público. Quando se tem avanço de semáforo, quando se utiliza a calçada como via pública, isso são escolhas que podem ser evitadas. Quando se comete desrespeito, isso pode acarretar em perda de vidas”, ressaltou.
Conhecer a cidade para ajudar a preservar
Para a estudante Maria Luiza Bittencourt, de 20 anos, é importante ter bom senso no trânsito. “Eu acho que está melhorando a situação da mobilidade na cidade, mas sempre é importante ressaltar que pessoa quando está dirigindo tem que pensar em todos, é uma questão de bom senso e respeito”, afirmou.
A caminhada contou com um guia turístico da Belemtur, que contou a história de cada ponto turístico no trajeto da programação.
Segundo a diretora de turismo da Belemtur, Ana Santiago, o trajeto da caminhada foi montado para os participantes conhecerem mais sobre alguns pontos do bairro da Cidade Velha e da Campina.
“É uma caminhada turística. Montamos uma programação para os participantes conhecerem os pontos turísticos da Campina e Cidade Velha e mostrar o quanto é importante valorizar a cidade”, explicou.
O estudante Breno Reis, de 23 anos, acordou cedo para participar da ação. O jovem ressaltou a importância de conhecer a cidade por um outro olhar.
“Viver a cidade é um aspecto muito importante da nossa identificação com o local que vivemos e enquanto cidadão, para conhecermos melhor nossa cultura. Uma cidade tem que ser ocupada por pessoas e promover esses passeios ajuda nesse sentido”, concluiu.
Texto: Victor Miranda e Leonardo Fernandes
Foto: Marcos Barbosa