Operação Icoaraci revitaliza o distrito às vésperas do aniversário de 152 anos

Para presentear e devolver a alegria aos moradores do distrito de Icoaraci, que completará 152 anos no próximo dia 08 de outubro, a Prefeitura Municipal de Belém deu início nesta quinta-feira, 30, a uma megaoperação do Programa Belém Bem Cuidada, a Operação Icoaraci, com diversas ações de limpeza, microdrenagem, modernização da iluminação, pintura e sinalização das ruas.

O início dos trabalhos foi anunciado pelo prefeito Edmilson Rodrigues na Feira de Artesanato, localizada na orla de Icoaraci. Titulares das secretarias municipais envolvidas na ação participaram do evento.

“Icoaraci vai ficar muito melhor, vai ficar bonita. Ontem eu já tava olhando a iluminação que colocaram aqui. E com essa ação vai ser melhor pra Icoaraci.”, disse o morador do bairro da Campina de Icoaraci, há 40 anos, o vendedor de gelados Raimundo Couto, 63.

Cerca de 250 homens atuam na Operação Icoaraci, entre trabalhadores, coordenadores e fiscais, com uma patrulha mecanizada de entulho, dez equipes de capinação e raspagem de vias, uma equipe de mutirão e dois carros de hidrojateamento para o serviço de desobstrução de microdrenagem.

“Estamos iniciando um trabalho para garantir mais dignidade à população de Icoaraci. Nós temos várias equipes para recuperar malha asfáltica, equipes para fazer a limpeza e desobstrução do sistema de microdrenagem. Já a Semob vai fazer a sinalização vertical e horizontal. Outra ação que teremos é a troca de lâmpadas convencionais pelas lâmpadas LED que gastam menos e iluminam mais. Então, é cuidar bem da nossa gente. É Belém Bem Cuidada, esse é nosso objetivo”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A operação que seguirá pelos próximos 15 dias englobará ações nos principais pontos da Vila Sorriso com serviços de capinação, raspagem, roçagem, caiação de vias, coleta de entulho, e fiscalização do código de posturas.

A titular da Secretaria Municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, disse que a população icoaraciense vai sentir o impacto da operação nos principais pontos críticos, como por exemplo, às proximidades da Estação do BRT Maracacuera, no bairro do Parque Guajará.

Para esses serviços serão utilizados maquinários como pás mecânicas, caçambas truck, caminhões munck e roçadeiras costal.

Impactos da operação

Felicidade é o sentimento da dona de casa Terezinha Farias de Santos, 56, que reside na rua Pimenta Bueno, próximo à orla e mora em Icoaraci há 47 anos. “Eu tô muito feliz com o prefeito Edmilson, porque em conjunto com a Agência Distrital de Icoaraci tá acontecendo um trabalho muito bonito em Icoaraci como nunca aconteceu até hoje. E estamos muito felizes”, comentou a moradora.

O distrito também vai receber serviços de paisagismo com diversas espécies e arborização. “Com essa operação a nossa população de Icoaraci vai sentir o impacto da Belém Bem Cuidada”, disse a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva.

Como parte da programação de aniversário da Vila Sorriso está prevista a entrega da obra no muro de arrimo, a iluminação temática do Círio de Nazaré e a iluminação em LED da orla, pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará o ordenamento e fiscalização do tráfego de veículos e a sinalização da passagem Bom Jesus, pavimentada recentemente, e de outras vias.

A Operação Icoaraci envolve as secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

Texto: Joyce Assunção

Foto: Mácio Ferreira