Mais de 3.400 pessoas foram impactadas com as atividades ocorridas durante nove dias de intensa programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito, transcorrida de 18 a 25 de setembro. Esse total corresponde ao quantitativo de pessoas atendidas e mobilizadas para trabalhar na ação social, visitantes, expositores e participantes da ação inclusiva, abordagens nas ações educativas e engajamentos nas redes sociais. A programação foi organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), entre os dias 18 e 26, culminando com uma caminhada turística e ecológica, denominada Conhecendo Belém.
A superintendente Ana Valéria Borges informou que o foco da Semana Nacional do Trânsito foi o ciclista e o pedestre. “É necessário respeito e empatia ao olhar o outro como olhamos a nós mesmos, afinal durante a vida nós somos pedestres, ciclistas, motoristas e até mesmo motociclistas. E é com esse olhar cuidadoso que gostaríamos de ser tratados”, destacou.
A superintendente ainda reforçou o cuidado que os mais fortes no trânsito devem ter com os mais vulneráveis. O prefeito Edmilson Rodrigues, presente à abertura, enfatizou a importância da educação para o trânsito e das ações da SeMOB, para aumentar a malha cicloviária, além do projeto de transformar Belém na capital nacional das bikes, até o final do governo dele.
Prestação de serviços – Uma grande ação de prestação de serviços à comunidade abriu a semana do trânsito. Foram realizados 884 atendimentos diversos, oferecidos pela SeMOB em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sest/Senat, Hemopa, PRF e OAB. A abertura aconteceu no hall da academia do It Center e teve como ponto alto a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e missa. Estima-se que mais de mil pessoas passaram pelo local, no horário de 9h às 13h.
Foram realizados 75 atendimentos pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da SeMOB e pelo Setransbel, para emissão da meia-passagem, Cartões Sênior e Especial e credencial de vaga para estacionamento (idoso e PCD). A Coordenação de Processamento de Recursos de infrações (CPRC) da SeMOB realizou 10 atendimentos e a Ouvidoria fez oito encaminhamentos. Algumas crianças aproveitaram para aprender as regras de trânsito brincando no joguinho idealizado pelo setor de Educação para o Trânsito da SeMOB.
A Oral Blue montou um escovódromo com pias e kit com escovas, onde 30 crianças realizaram higiene bucal, com supervisão e aplicação de flúor. “A orientação feita pela odontopediatra tem um peso importante na saúde oral para incentivar as crianças a manterem a higienização em casa, da mesma forma como foram repassadas, na ação social”, explicou o presidente do grupo Sandoval Ribeiro, ressaltando a importância da ação da SeMOB.
A Sesma realizou 624 atendimentos, com vacinas, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, entrega de auto teste de HIV e orientações de saúde. “O evento marcou o início de uma integração entre sesma e SeMOB, com ações de prevenção e promoção da saúde e também buscando diminuir o número de acidentes de trânsito na nossa cidade e o número de atendimentos nas urgências e emergências provocados por acidentes”, disse Maisa Gomes, coordenadora da RT Prevenção de Acidentes é Violências, da Sesma.
Para a assistente social do Hemopa, Betânia Mourão, “a importância da parceria é favorecer o aumento do estoque de sangue, visando atender as diversas demandas transfusionais”. O hemocentro captou 29 bolsas de sangue, durante a ação. A OAB realizou 24 atendimentos na orientação em diversos casos. “O que prova que a parceria gera frutos, ajudando a pôr em ordem a vida das pessoas”, avalia Ana Cristina Louchard, presidente da Comissão de Trânsito da OAB.
O Sest/Senat realizou 23 orientações de saúde bucal, postura adequada na hora de dirigir, orientações de psicologia e esclarecimentos sobre os cursos e orientações diversas que envolviam o trânsito em nossa cidade. “Essa parceira é muito importante, pois sempre agregará valores para que possamos sensibilizar a população de Belém para um trânsito mais seguro”, observou a coordenadora Sest- Serviço Social do Transporte, Sthefany Avis. Já a PRF realizou 61 atendimentos de educação para o trânsito com o Cinema Rodoviário.
Inclusão e interação – A Semana do trânsito de Belém também debateu a inclusão. O dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, transcorrido no dia 21 de setembro, contou com um espaço inclusivo, dentro da programação. O circuito foi montado, na área coberta do It Center, usando cones, fitas e pneus. A ação ocorreu em parceria com o projeto Bike Inclusiva, idealizado pelo professor Ivan Arruda Junior, que ensina as pessoas com alguma deficiência a andar de bicicleta, com segurança.
O evento contou ainda com oficina de pintura, brincadeiras de educação para o trânsito e de uma feira de produtos artesanais, com expositores das lojas colaborativas Grupo Mundo Azul, a Organização Não Governamental Mães Guerreiras do Pará e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Pará (AMAAP), que vendem, dentre outros produtos, brinquedos educativos, materiais adaptados e pedagógicos.
Um total de 100 pessoas participou do evento, entre alunos, mães, expositoras, visitantes e alunos do Colégio Impacto que foram conferir o circuito montado no local. Segundo o professor, o espaço dentro da programação da SNT foi fundamental. “Agradeço a oportunidade que a SeMOB nos possibilitou para fazer esse trabalho, mostrando que todos são capazes, todos podem ser inclusos e podem fazer a diferença”, disse.
Educação para o trânsito – Durante toda a semana, agentes de Educação para o Trânsito da SeMOB realizaram quase 1.500 abordagens em faixas de pedestres e ciclofaixas, orientando pedestres e ciclistas em pontos problemáticos como as avenidas Pedro Álvares Cabral com a São Benedito, Augusto Montenegro com a rua da Marinha e Arthur Bernardes, na Pratinha, além do Portal da Amazônia.
A chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da SeMOB, Tatiane Pinheiro, disse que o foco da ação foi a segurança na travessia de pedestre e circulação do ciclista. “A ação chamou a atenção do pedestre para a travessia correta na faixa, orientando para que todos adotem novas posturas e comportamentos seguros que priorizem a vida”.
Quanto aos ciclistas, o objetivo foi alertar sobre as regras de circulação segura, reforçando o uso de equipamentos de segurança. “A ação também chamou a atenção dos condutores para o compartilhamento do espaço público de forma pacífica e harmoniosa, cada um respeitando o espaço do outro”, explicou a chefe da CDET.
Conhecendo Belém – Em parceria com a Belemtur, a SeMOB realizou a caminhada turística e ecológica Conhecendo Belém, no domingo, dia 26, encerrando com chave de ouro a semana do trânsito. Percorrendo o centro histórico, os participantes tiveram a oportunidade de caminhar e observar a Belém pelo ponto de vista de sua história, patrimônio e pontos turísticos.
A guia turística Ana Ruth Santana explicou que foi uma oportunidade muito grande da população conhecer, de fato, a cidade, a importância da sua história, assim como os pontos turismo. “Belém é rica em história e acervos e tem um grande potencial para o turismo”, disse.
Para a diretora de Turismo da Belemtur, Ana Maria Dias Santiago Pereira, a iniciativa de fazer o percurso a pé, permitiu um conhecimento dos pontos turísticos para as pessoas que acompanharam. Ela ressaltou a importância da parceria com a SeMOB, “porque a operacionalidade do Turismo necessita das ações e comunicação de Trânsito”.
A superintendente Ana Valéria Borges encerrou a programação da Semana do Transito esperando que o evento não se extinguisse naquele dia. “Que a gente continue a ter respeito e responsabilidade no trânsito, independente do período em que estamos. Torço para que, no ano que vem, já tenhamos responsabilidade maior e menos sinistros no trânsito”, finalizou.
Texto: Rosângela Gusmão.
Fotos: Ascom SeMOB.