Nesta sexta-feira, 29, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) vai participar da aferição nos radares ao longo da avenida Centenário. Quinze aparelhos já foram verificados desde o início do mês de outubro. Atualmente, Belém conta com 62 equipamentos, que verificam infrações, como excesso de velocidade, avanço de sinal e parada sobre faixa.
O radar fixo é um importante aliado tecnológico para garantir a segurança nas ruas, mesmo quando um agente de trânsito não esteja por perto. Também conhecido como pardal, o radar fixo é um instrumento de fiscalização eletrônica de trânsito que fica, geralmente, instalado em postes, na rua, sem a necessidade de um operador no local. Para garantir a precisão do equipamento, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) promove, periodicamente, uma aferição dos radares em Belém.
Verificação metrológica – Conforme a legislação que regulamenta o uso do radar, a Resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os radares devem ser verificados pelo menos uma vez ao ano, a fim de averiguar a eficácia dos aparelhos. Além da fiscalização da Semob, a lei também exige que o equipamento deve ser aprovado na verificação metrológica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade como alternativa para a prevenção de acidentes de trânsito. Estudos realizados pelo IBMEC-RJ apontam que, a cada equipamento de fiscalização eletrônica instalado, são evitados cerca de três óbitos e 34 acidentes por ano.
“O equipamento de fiscalização eletrônica é um equipamento fixo, ostensivo (facilmente visto), cuja função é orientar os condutores a trafegarem na velocidade estipulada para aquela via, de modo a garantir a segurança de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. Desta forma auxilia na prevenção de acidentes”, afirma o coordenador de projetos e programas de educação para transporte da Semob, Antonio Quingosta.
Texto: Leonardo Fernandes
Foto: Ascom SeMOB