Rua Samaumeira, na Terra Firme, é entregue pela Prefeitura de Belém revitalizada

“Já chega de tanto esperar, já chega de tanto sofrer. A luta vai ser de ativismo na lei ou na marra nós vamos ganhar”. Com esse trecho da música  “O Canto do Lavrador”, de Benedito Monteiro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, definiu a luta dos moradores da Rua Samaumeira, no bairro da Terra Firme. Neste sábado, 11, eles recebera a via totalmente recuperada pela Prefeitura de Belém.

A Rua Samaumeira surgiu de uma ocupação ocorrida há mais de 30 anos, às margens da hoje conhecida avenida Perimetral. Atualmente, já regularizada, a via, que sempre sofreu com problemas de pavimentação, saneamento básico e iluminação pública,  passa a viver uma outra realidade.

“Há um tempo atrás nós estávamos pisando na lama e agora vendo essa nova situação, da gente pisando no asfalto, é algo que me deixa extremamente emocionado e satisfeito”, enfatizou o morador da Rua Samaumeira, o vigilante Jeferson Salazar. Esse mesmo sentimento de Jeferson era partilhado entre outros moradores, que testemunharam o ato de entrega das obras.

Na Samaumeira, a Prefeitura de Belém entregou 461 metros de rede de drenagem profunda e 690 metros de rede auxiliar. Fez, ainda, 633 metros de extensão asfáltica, totalmente pavimentada e sinalizada, o que corresponde a uma área pavimentada de 3.798m2, totalizando assim um volume de 326,4 toneladas de asfalto. Na via, ainda foram construídos 949,50m2 de calçadas e 1.055 metros de meio fio e sarjeta em concreto.

A rua recebeu também sinalização vertical e horizontal, além da construção de lombadas. A iluminação pública foi outro serviço realizado na via pela prefeitura, com a troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, substituição de luminárias antigas por mais modernas, além da reposição de peças como relés, reatores, capacitores e conectores.

A obra, avaliada em R$ 600 mil, iniciou no dia 14 de junho de 2021 e contou com obras das Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Secretaria de Municipal de Urbanismo (Seurb) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), sendo essa última a pasta que liderou os trabalhos no local.

Segundo a secretária de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, o principal desafio para a gestão municipal foi de ampliar o projeto das obras deixado pela antiga administração, porque contemplava apenas metade da rua. Gasparim conta, ainda, que “a gestão vai continuar cuidando da Samaumeira, com a execução da coleta de lixo regular e coleta seletiva, para a rua permanecer bonita e bem cuidada”.

Belém Bem Cuidada – A conclusão das obras de revitalização da Rua da Samaumeira faz parte do eixo de governo que pretende levar mais saneamento básico à cidade, por meio ,do programa Belém Bem Cuidada. Entre as ações realizadas pelo programa, destacam-se recuperação de vias, modernização da iluminação pública, desobstrução da rede de esgoto, recuperação de praças e criação de mais espaços verdes em Belém.

O ato de entrega das obras da Samaumeira, ocorrido na manhã de hoje, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas secretários municipais, vereadores de Belém e deputados estaduais.

Diante da importância da entrega da obra, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da cerimônia e ao final disse que “a Samaumeira é um símbolo de uma ocupação vitoriosa”. Ele pontuou dois pontos importantes para essa comunidade, “um, corresponde à realização das obras da rua e o outro à Creche Betinho, que a partir de agora passa a ser uma unidade de ensino municipal para atender a rua e o bairro da Terra Firme”.

Educação na Samaumeira – A partir de agora, a Prefeitura de Belém estará mais presente na rua Samaumeira, por conta da doação da Creche Betinho, localizada na via, para a administração municipal. Até então, a unidade de educação infantil era gerida pela Associação de Servidores do Banco do Brasil, que viram a importância do espaço passar a ser administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“Nós da Semec recebemos a creche com muita alegria para cuidar de nossas crianças. Para continuar com uma educação séria, voltada para a realidade delas, mas, sobretudo, comprometida com a comudidade da Samaumeira, na Terra Firme”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, sobre a importância do momento para a educação pública municipal.

A Semec tem como proposta ampliar a capacidade de alunos do espaço com a oferta de educação e merenda escolar de qualidade para as crianças matriculadas na mais nova unidade de ensino municipal de Belém. Essa atividade integra uma série de ações do programa municipal de valorização da educação e erradicação do analfabetismo, o Belém Cidade Alfabetizada.

Josiane Farias tem a filha, Ana Laura, de 4 anos, matriculada na creche Bentinho há quase um ano. Ela contou que está cheia de expectativas com a gestão municipal assumindo o espaço, porque “o ensino aqui já era bom e espero que melhore mais ainda agora com a prefeitura aqui e quem ganha somos nós e nossos filhos”.

Durante o evento de entrega da Rua Samaumeira foi assinado a adesão das escolas municipais de Belém ao programa de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), intitulado de Belém Sustentável, Cidade Educada, que passa a fazer a separação de lixo nas unidades de ensino, além de realizar atividades de reciclagem.

Texto: Fabricio Lopes

Foto: Mácio Ferreira/Ag. Belém