Ação itinerante da prefeitura de Belém oferece atendimento de Passe Fácil em Outeiro

A movimentação foi tranquila na mais recente edição do Coau Itinerante, realizada no Distrito de Outeiro. Com a visita do projeto, os moradores da ilha tiveram acesso à emissão de meia-passagem estudantil, 1ª e 2ª vias, ambos atendimentos com agendamento prévio, Cartão Especial, 1ª e 2ª vias, com agendamento para perícia, no caso de 1ª via, e ainda 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior e da credencial de vaga para estacionamento.

O serviço foi promovido pela prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), na manhã deste sábado, 4. O total de 78 pessoas buscou ajuda do projeto, que transcorreu sem filas, diferente da sua estreia na região distrital, no dia 20 de novembro passado, quando foram registrados 156 atendimentos.

Sob a organização da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), a ação de cidadania ocorreu novamente na Escola Municipal Professor Pedro Demo, no bairro Água Boa, entre 8h30 às 13 horas.

Registro – Do total de 78 atendimentos, 49 deles foram para a emissão da 1ª via da meia-passagem e três para a 2ª via. Para o Cartão Sênior, foram dois atendimentos para 1ª via e um para 2ª via.

Já para o Cartão Especial, foram contabilizados três agendamentos para perícia de 1ª via. Não houve procura de atendimento para a retirada de 2ª via de Cartão Especial, credenciamento de estacionamento de idoso e credencial de vaga de estacionamento para PCD.

O levantamento da Semob mostra também que quatro estudantes estavam com a documentação incompleta e foram contabilizados oito casos de cancelamento de biometria facial. Além disso, oito pessoas foram atendidas para tirar dúvidas em geral sobre os serviços.

Divulgação – “A maior parte da divulgação é no boca a boca. Em Outeiro tem muita gente sem acesso à internet. Tem gente que mal sai da ilha, na verdade. Então trazer serviço pra perto da população, como é o Coau Itinerante, é muito importante. Por isso a gente aqui (da Escola Pedro Demo) estamos sempre de portas abertas pra fazer essa ponte com a comunidade”, afirmou a diretora da Escola Municipal Professor Pedro Demo, Sandra Couto.

A instituição de ensino é uma das apoiadoras do Coau Itinerante, ao lado do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) e da Agência Distrital de Outeiro (Arout).

O início da ação ocorreu nas férias de julho deste ano, com objetivo de levar às comunidades serviços antes centralizados no Posto da Autarquia no mercado de São Brás. A ação começou em Mosqueiro e hoje em dia já atende, além de Outeiro, o distrito de Icoaraci.

“Sabemos da dificuldade de deslocamento até posto da Semob de São Brás para a retirada dos cartões. Por isso, próximo passo do Coau Itinerante é fazer a entrega dos cartões aqui em Outeiro”, disse a coordenadora do Coau, Patrícia Ellen da Conceição.
A previsão para a entrega dos cartões será no dia 5 de janeiro de 2022, no horário de 8h às 12h, na Escola Municipal Professor Pedro Demo, em Outeiro.

A costureira Eliana Santos, de 33 anos, aproveitou a ação para solicitar a carteirinha meia-passagem para o filho Vitor, de 15 anos. “Eu vim na ação em novembro, mas não consegui ser atendida porque tô sem internet para fazer o agendamento”, disse. Mas, ao ver hoje que não havia fila para o atendimento, Eliana foi para a unidade escolar garantir o direito do filho.

É importante lembrar que, para a emissão da 1ª via da meia-passagem, é necessário que o estudante agende o atendimento pelo site do Passe Fácil.

A dona de casa Eliane de Souza estava sem tempo para ir até o posto no mercado de São Brás. Por meio da iniciativa da Semob, ela finalmente conseguiu levar o filho Ezequiel, de 7 anos, para solicitar a meia-passagem. “Para a gente que tem que cuidar da casa, com filho pequeno, é uma ajuda muito grande”, disse agradecida.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom SeMOB