Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Conselho da Cidadania debate implantação do sistema de veículos leves em Belém

O Conselho da Cidadania realizou na tarde desta segunda-feira, 8, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), a quarta reunião. A pauta do encontro foi o transporte público e a implantação do sistema de Veiculos Leves sobre Pneus (VLP) em Belém.

A reunião foi de forma presencial e on-line e contou com a participação dos conselheiros e da titular da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, que explicou todo o estudo feito pelo órgão para a implantação do VLP na capital. 

A ideia de aderir ao sistema do VLP surgiu na terceira reunião do conselho, em setembro. No mês de outubro, a superintendente e técnicos da Semob viajaram até às cidades de São José dos Campos, Jundiaí e Campinas, todas no estado de São Paulo, para estudar o trabalho que vem sendo realizado nos municípios na implantação do VLP.

“A equipe da Semob fez a visita técnica com o foco nas licitações de transportes público e a frota de transporte de VLP. Estamos vendo como isso pode ser implantado em Belém e criar esse corredor verde. O sistema beneficiaria a cidade com a baixa emissão de poluentes e trazendo, assim, esse sistema sustentável”, comentou Ana Valéria Borges.

Durante o encontro, os conselheiros debateram o transporte público da capital e avaliaram a implantação do sistema. Participando do conselho, o jornalista Francisco Sidou ressaltou que o conselho pode ajudar no desenvolvimento da cidade.

“Achei uma grande oportunidade de debater um assunto onde todos estão envolvidos. A partir do conselho, surgiu a ideia de fazer essa visita e verifcar a possibilidade deste transporte de VLP e desenvolver a cidade. Algumas cidades do Brasil já trabalham  com esse sistema e ele pode ser adaptado para Belém”, concluiu.

Texto: Victor Miranda

Foto: Marcos Barbosa/Comus

Redes Sociais