Com o objetivo de desobstruir vias no centro comercial, operação da Prefeitura de Belém apreendeu cinco carros de madeira de dois rodados, um carro lanche em ferro e 18 caixotes da madeira, na manhã desta quarta-feira,15.
A operação de apreensão desse tipo de material em estado de abandono nas vias públicas foi comandada pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), dentro da Operação Boas Festas.
No período das 7h30 às 8h20, foram fiscalizadas as travessas Frutuoso Guimarães e 15 de novembro, avenida Portugal e Praça do Relógio, além da Pedra do Peixe, no Complexo do Ver-o-Peso.
Durante a operação, a Semob orientou o trânsito na área para garantir a fiscalização e a fluidez, além de autuar veículos irregulares. Agentes da Semob lavraram a autuação de cinco veículos, por estacionamento em ângulo e caminhões fora do horário permitido, na Pedra do Peixe.
Segurança – Além da fluidez no trânsito, que fica ainda mais intenso neste período, outra preocupação da Prefeitura de Belém é com a segurança. O centro comercial da capital paraense é um espaço que conta com o reforço dos agentes da segurança pública municipal neste final de ano.
O local costuma receber um fluxo maior de pessoas e de dinheiro no mês de dezembro, devido às compras de natal. Por isso, para evitar a prática de delitos contra os comerciantes e consumidores, a Guarda Municipal de Belém (GMB) aumentou seu efetivo na área.
A região do comércio de Belém abrange os bairros da Campina e parte da Cidade Velha e do Reduto. O supervisor de ronda da Guarda Municipal na região, Eliber Anselmo, explica que há um trabalho consistente da GMB na área nesta época de festas de Natal e Réveillon.
“Trabalhamos fazendo recomendações à população e intensificando as rondas preventivas nesses locais de grande movimentação no comércio e cidade velha”, conclui Eliber Anselmo.
Texto: Rosângela Gusmão
Fotos: Ascom SeMOB