Projeto 'Semob na Comunidade' vai ao conjunto Maguari

SeMOB na comunidade chega ao conjunto MaguariA movimentação começou cedo na escola Ruth dos Santos Almeida, no bairro do Maguari. Estudantes e a comunidade em geral, em particular portadores de necessidades especiais e idosos, aproveitaram a presença de técnicos e toda a estrutura disponibilizada pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), por meio do projeto “Semob na Comunidade”, para ter acesso ao Passe Fácil Estudantil, Sênior e Idoso.

A iniciativa, de caráter itinerante, garante comodidade principalmente para quem mora nas regiões periféricas da cidade e que dificilmente dispõem de tempo durante a semana para ir à sede da Semob resolver as pendências relativas ao transporte público. A visita do projeto beneficiou diretamente dezenas de moradores de áreas próximas, como Tenoné, Satélite e outras situadas no entorno da rodovia Augusto Montenegro

É o caso da dona de casa Lina Cristina Campos dos Santos, que em um único atendimento conseguiu resolver dois problemas de uma vez: tirar a segunda via do Passe Fácil Estudantil da filha de 16 anos, e o Passe Fácil Especial da outra filha, deficiente física, de 19 anos. “Tenho três filhas e para mim, que moro no Tenoné, é difícil sair de casa durante a semana para resolver esse tipo de problema. Ter a Semob aqui perto de casa foi uma ajuda e tanto”, disse.

Também moradora do Tenoné, dona Maria Rosa Ribeiro Araújo, 65 anos, agradeceu a possibilidade de tirar a carteira sênior. “Eu sou do Maranhão e tirei meu Passe Sênior lá, mas ainda não tinha o daqui. Agora está tudo resolvido”, comemorou.

Seu Agostinho Sampaio de Albuquerque, morador da alameda 5 do Conjunto Maguari, precisava obter uma credencial de estacional de idoso, que lhe garante o direito a estacionar o carro em vagas preferenciais nas vias públicas. “Infelizmente os jovens não respeitam as vagas dos idosos. Hoje mesmo fui a um ‘meio a meio’, mas a vaga de idoso que tem na frente do atacado estava ocupada. É lamentável. Mas espero que com esse documento as pessoas passem a respeitar o meu direito”, disse.

Enquanto os atendimentos eram feitos na quadra da escola, equipes de educação no trânsito da Semob desenvolviam atividades lúdicas com as crianças, e o Coral da autarquia se apresentava ao público, para transformar o “Semob na Comunidade” em um momento ainda mais agradável para a comunidade.

Na frente da Escola Ruth dos Santos Almeida, equipes de fiscalização e educação no trânsito fizeram uma blitz de orientação, para conscientizar condutores sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, como cinto nos carros e capacetes nas motos.

O setor de Ouvidoria, também disponível para atendimento ao público, fez o registro de três reclamações sobre multa, uma sobre itinerário de ônibus e um pedido para retirada de carro abandonado na via. O “Semob na Comunidade” ainda disponibilizou atendimento para taxistas, mototaxistas e orientações jurídicas para procedimentos internos no órgão.

“O projeto é a síntese do que a gente pretende trabalhar nessa nova gestão como órgão de mobilidade urbana, que é ir até as comunidades e ouvi-las, saber de suas necessidades e anseios, para ter um trânsito e um transporte melhor. Essa não é a uma ação isolada, é uma campanha que a gente vem desenvolvendo desde o ano passado, mensalmente, mas a demanda é tão grande e a população tão carente de alguns serviços que estamos levando nossos serviços até ela semanalmente, vendo de que forma podemos atender a todos”, informou a titular da Semob, Maisa Tobias.

Ao todo, até meio-dia, portanto uma hora antes do fim da ação, o “Semob na Comunidade” atendeu 195 pessoas, sendo 60 só para esclarecer dúvidas e obter informações. Dos 135 atendimentos concretizados, 111 foram para segunda via de Passe Fácil Estudantil, 8 para segunda via de Passe Fácil Especial para deficientes e 16 para Passe Fácil Especial para idosos (6 para primeira via e 10 para segunda via). Foram também solicitadas duas credenciais para estacionamento preferencial.