Prefeitura de Belém mantém força-tarefa em Outeiro e recebe demandas da população em audiência

A Prefeitura de Belém mantém ações efetivas, diárias e integradas no distrito de Outeiro para os moradores do distrito, visando minimizar os impactos da interdição da ponte que dá acesso à ilha, após o acidente do dia 17 de janeiro. Melhorias nas áreas da mobilidade, saúde, segurança e a estratégia de buscar alternativas junto à população do Outeiro são realizadas em cooperação entre os órgãos municipais e estaduais.

Audiência sobre mobilidade- Nesta quarta-feira, 26, ocorreu a segunda audiência promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), para debater melhorias na mobilidade da ilha.

A audiência foi realizada na Escola Casa da Pesca, no bairro do Itaiteua , onde houve sugestões da população para ajustes de horários dos navios. Os moradores opinaram sobre a necessidade de  disponibilizar um horário mais cedo para a primeira viagem de navio, saindo do trapiche do Outeiro para o Terminal Hidroviário de Belém.

A sugestão do órgão de mobilidade de Belém foi de realizar a primeira viagem às 5h30 e manter a das 6h30. Sobre o catamarã, foi informado que a última viagem foi ampliada, sendo a última feita às 22h, mas dependendo da necessidade. Tudo ainda será conversado com outros órgãos municipais e estaduais que estão atuando em Outeiro.

Durante a reunião, os moradores reforçaram a necessidade de ônibus saindo diretamente do bairro Itaiteua. A Semob agendou uma nova reunião, para a próxima segunda-feira, 31, para debater e solucionar a questão.

A audiência que iria ocorrer nesta quinta-feira, 27, na Escola Bosque, para conversar com os moradores do bairro Brasília, foi adiada e uma nova data será divulgada.

Saúde – A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dr. Camillo Vianna está, desde a última quarta-feira, atendendo as pessoas que apresentam sintomas gripais e da Covid-19, aplicando teste de antígeno e consultas médicas. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhará de perto este trabalho, nesta sexta-feira, 28, no Porto da Brasília.

Além da UBS Fluvial, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), assegura o suporte para reforçar a rede de saúde em Outeiro, garantindo o funcionamento da Unidade Básica de Saúde na ilha e a vacinação infantil de crianças de 6 a 11 anos na Escola Bosque.

O serviço de urgência e emergência também foi reforçado com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), uma em Outeiro e a outra em Icoaraci, estacionadas próximas ao locais de travesia da população, além da ambulancha Taynara. Para garantir o transporte dos profissionais da saúde, que trabalham em Outeiro, a Sesma disponibilizou um barco que faz o trajeto Icoaraci/ Outeiro, todos os dias, nos horários das 7h, 12h e 19h.

Proteção – A Agência Distrital de Icoaraci (Adic), em parceria com a Polícia Militar, atuou na manhã desta quinta-feira, 27, no embarque para ilha de Outeiro com a distruibuição de máscaras de proteção facial e na conscientização da população sobre a importância do uso. A previsão é que até esta sexta-feira, 28, três mil máscaras de proteção sejam distribuídas.

Segurança – A Guarda Municipal de Belém (GMB) realiza a segurança na área do rio Maguari, das 8h às 18h, por meio da lancha. Estão sendo feitos  patrulhamento diários e foram estabelecidos seis pontos de apoio com viaturas e motocicletas nos pontos identificados como críticos, entre eles, as travessias das balsas e das embarcações rápidas, garantindo a tranquilidade.

Texto: Victor Miranda