Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Cresce a movimentação pelos catamarãs e navios na travessia para Outeiro

A movimentação nos trapiches de Outeiro e de Icoaraci está intensa desde a semana passada. A cada dia que passa, mais pessoas dão preferência ao catamarã para a travessia Outeiro/Icoaraci, principalmente, após a mudança de horários, com a antecipação da saída de Outeiro para 5 horas da manhã e o último horário para mais tarde, às 23 horas, saindo de Icoaraci.

As filas crescem, mas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), mantém a organização nas filas e garantia do embarque seguro, principalmente, no que concerne a prevenção da Covid-19, com a orientação quanto ao uso de máscara. Na manhã desta sexta-feira, dia 4, foi intensa a movimentação, no trapiche de Outeiro. Os horários de picos são às 5 e às10 horas, 16 e às 18 horas O fluxo maior em Icoaraci, ocorre a partir de 16 horas se estendendo até 23 horas.

O fato da Semob ter desviado itinerários para atender aos usuários, que desembarcam na lancha no trapiche de Icoaraci, com parada na Rua Siqueira Mendes, os passageiros foram estimulados a usar mais as lanchas. Muitas pessoas também já estão preferindo a viagem de navio. O número de passageiros vem crescendo. Na noite de ontem, dia 3, o navio Bom Jesus VI, com capacidade para 650 lugares, às 18h30 com 327 passageiros .

Maré alta – Hoje, mais uma vez a operação dos ferry-boat foi suspensa, por volta de 13h30, por conta da maré, que aumentou de nível e deixou a rampa da balsa submersa, em Outeiro. A travessia por balsa retornou depois que a maré baixou.
A Prefeitura de Belém, através da Semob, orienta aos usuários que, para evitar transtornos com as marés, que neste período chegam a grandes alturas, deem preferência à travessia pelas lanchas rápidas e navios, disponibilizados gratuitamente à população, pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belém. Esses meios de transporte fluviais são os apropriados para o transporte de passageiros.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom Semob

Redes Sociais