Outeiro conta, há 10 dias, com reforço na frota de ônibus que circula internamente naquele distrito. A linha gratuita vai dos bairros até às proximidades do trapiche Chico Sampaio, do porto de travessia de balsa e, agora, da cabeceira da ponte, para atender aos moradores que atravessam no local para Icoaraci.
Os agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fazem a fiscalização diuturnamente para garantir que os ônibus circulem no horário pré-estabelecido. Isso permite que os moradores tenham mais confiança no serviço.
Nem bem amanheceu, e o pedreiro José Carneiro Silva já estava a bordo de um ônibus. “Agora está muito melhor. Sabemos que ao chegar na parada teremos ônibus. Os horários estão sendo cumpridos”, disse.
Melhorou muito – Kersia Moraes, que trabalha com terapia ocupacional, precisa sair cedo de casa, inclusive aos sábados, para trabalhar e também concorda que a oferta de ônibus circular melhorou muito. Ela disse que consegue chegar no horário para a travessia da lancha. “A travessia é rápida e subindo o trapiche, já apanho o ônibus numa parada próxima, na Rua Siqueira Mendes”, completou.
A feirante Vania Freitas também está satisfeita com o serviço circular. Ela trabalha na feira do Jurunas e vai de navio, todos os dias, para o trabalho. “É uma excelente viagem. Chego ao trabalho descansada e dá para admirar a beleza do cenário no trajeto”, disse. “No início foi muito complicado, porém, agora já estou acostumada à viagem de navio e não troco por nenhum outro transporte”, finalizou.
Horários cumpridos – O vendedor Raimundo Alves disse que os horários dos circulares estão sendo cumpridos, atribuindo isso ao efeito da fiscalização pelos agentes da Semob. Ele trabalha no centro comercial de Belém e faz a viagem de navio. “Já chego na parada no horário e apanho condução em tempo de embarcar no navio das 6h30”, disse.
O agente de limpeza pública Antônio Augusto Brito, mora no Fama. O bairro dispõe de um ônibus que circula em horários específicos, a partir de 5 horas da manhã. Ele aprovou o serviço, tendo apenas sugerido que a primeira viagem fosse antecipada em 20 minutos.
Frota circular – A linha interna circular percorre itinerários já conhecidos pela população de Outeiro. Com o reforço de frota, são oito veículos rodando e dois reservas, totalizando 10 ônibus, que partem de três terminais localizados na estrada do Outeiro com a Rua do Fidelis (cabeceira da ponte), Estrada da Brasília (próximo ao trapiche de Outeiro) e Estrada do Itaiteua com a rua Nossa Senhora de Fátima.
De segunda a sábado, o ônibus saem de dois pontos: um da ponte (Fidelis) às 4h, chega ao terminal Brasília às 5h da manhã, e sai com destino ao terminal de Itaiteua, por volta de 5h20. Depois segue o percurso inverso, terminal da Brasília e Fidelis. A última viagem saindo do Fidelis é às 22h10 e saindo da Brasília às 23h29, levando os passageiros da última lancha que sai às 23h de Icoaraci.
Domingo e feriados, a primeira viagem sai de Fidelis (próximo à ponte), às 5h30 e a última, às 21h30. Saindo da Brasília (do trapiche de Outeiro), a primeira viagem é às 6h00 e a última, às 22h49.
O Fama conta com um ônibus que circula no bairro indo do Fama, cujo final de linha está localizado na passagem 25 de junho, com destino ao trapiche. De segunda-feira a sexta-feira, a primeira é às 5 horas e a última, às 19h10. Sábado, domingo e feriado, a primeira viagem sai do Fama, às 5h25 e a última, 18h05.
Texto: Rosângela Gusmão
Foto: Ascom Semob