Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Movimento fraco na travessia entre Icoaraci e Outeiro no sábado de carnaval

A travessia na ponte Enéas Martins, que liga Outeiro ao continente, foi bem tranquila durante a manhã deste sábado, 26. Os ônibus chegavam e saíam com poucos passageiros nas cabeceiras da ponte, tanto do lado de Outeiro como de Icoaraci.

A titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, foi conferir, durante a manhã, a operação das linhas de ônibus que servem aos moradores nos dois lados da ponte. Inclusive, determinou que o ponto de retorno das linhas circulares de Outeiro se aproximassem mais da cabeceira da ponte, ficando a aproximadamente 30 metros de distância. Do lado de Icoaraci, os coletivos também estão a aproximadamente 50 metros.

Os pedestres aprovaram a medida da Semob, que trouxe maior comodidade aos usuários do serviço de transporte por ônibus. “Não tive dificuldade de pegar o circular em Outeiro e chegando do lado de Icoaraci, já tem ônibus nos esperando “, disse a engenheira química Adriana Alves, que mora em São João do Outeiro e estava indo com o filho para a casa da mãe dela. “Cansativo mesmo é caminhar na subida da ponte”, completou.

“Atravessar a ponte é uma vantagem, principalmente para quem mora em bairros próximos”, destacaram a estudante Daiane e a auxiliar de enfermagem Laís Valadares. “Ainda mais quando temos oferta de ônibus em ambos os lados”, completou a estudante. “A gente precisa se locomover para fazer compras fora de Outeiro e fica mais prático por aqui, pois a gente anda menos para pegar o ônibus”, reforçou a auxiliar de enfermagem.

As viagens nos ônibus que partem da ponte para a estação Maracacuera estão ocorrendo a cada 15 minutos. Segundo informou o coordenador de Fiscalização e Vistoria da Semob, Raimundo Rodrigues Neto, justamente por conta da baixa demanda. Em horário de pico, esse tempo entre viagens cai para 10 minutos.

No período de carnaval, a Semob, através de seus agentes de transporte, intensifica a fiscalização dos horários de chegada e de saída dos ônibus para garantir à população maior oferta e o serviço no horário previsto.

Trapiche – Quem optou por atravessar pelo trapiche Chico Sampaio, em Outeiro, encontrou o mesmo cenário de muita tranquilidade no embarque das lanchas rápidas (catamarãs), na travessia Outeiro/Icoaraci/Outeiro. O movimento no trapiche de Icoaraci também foi tranquilo. 

No ponto de retorno dos ônibus circulares, próximo à entrada do porto da Sotave, havia oferta de ônibus aguardando passageiros que desembarcaram no trapiche de Outeiro, na Brasília. Neste sábado, as balsas atravessaram com toda a capacidade para os carros. Havia poucos pedestres, ciclistas e motociclistas atravessando nas balsas, com poucas filas.

Fiscalização – A Semob intensifica a fiscalização durante o carnaval em Outeiro, principalmente nos pontos de embarque e desembarque, nos ônibus circulares e nos retornos das cabeceiras das pontes, nos trapiches e porto da balsa. 
Os agentes de transporte atuam na organização e orientação das filas de embarque nos trapiches e orientação nas balsas, embarcações e nos ônibus. Já os agentes de trânsito garantem a segurança viária no acesso à ponte, em Icoaraci, no trapiche e na Rua Siqueira Mendes e, em Outeiro, na organização e orientação de condutores durante embarque e desembarque de veículos na balsa.

Texto: Rosangela Gusmao

Foto: Ascom Semob

Redes Sociais