Emissão do Cartão Passe Fácil contabiliza 138 atendimentos em programação especial

Dentro da programação de 129 anos do distrito de Outeiro, organizada pela Prefeitura de Belém, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou do evento com a prestação de serviços do Passe Fácil, na ação itinerante coordenada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

Ações em Outeiro – Somente este mês, a Semob realizou quatro ações em Outeiro, resultando em um total de 357 atendimentos. Na sexta-feira, 1º de abril, na Escola Colônia do Fidelis e no sábado, 2, na Escola Pedro Demo, foram feitos 35 e 86 atendimentos, respectivamente. No sábado seguinte, dia 9, foram realizados 98 atendimentos, e na ação desta quinta-feira, dia 14, na Escola Pedro Demo, foram 138 atendimentos.

O prefeito Edmilson Rodrigues participou da programação de aniversário, concentrada principalmente na área do Pistão, durante a manhã, com ações sociais, e visitou as dependências da Escola Pedro Demo, localizada na área do Pistão, onde houve ações da Semob, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A superintendente Ana Valéria Borges acompanhou a visita do prefeito.

Aprovação – Os moradores elogiaram o atendimento e solicitaram mais ações desse porte ao distrito. Somente neste mês de abril, a Semob já realizou quatro ações itinerante aos moradores, como parte de um programa de descentralização desses serviços prestados pela Autarquia, de forma a se aproximar mais da população.

Acesso aos serviços – Levar essas açoes à população dos distritos ajuda os moradores a ter acesso a esses serviços próximo ao local em que residem. Principalmente os de Outeiro, de forma a minimizar os danos causados pela interdição da ponte, ocorrida no dia 17 de janeiro.

O aposentado Dircelio Franco aproveitou para tirar a 1ª via do Cartão Sênior e aprovou a ação. “Muito boa a iniciativa. Poderia acontecer sempre”, disse, reforçando que vem pagando passagem inteira. “Já é uma ajuda para quem depende de aposentadoria”, completou.

O estudante Carlos Roberto Felix chegou cedo à escola Pedro Demo e foi o primeiro da fila para solicitar a 1ª via da meia passagem, por esperar uma grande demanda ao atendimento.

“A ação é muito importante. O ideal seria ter ponto fixo aqui, para esse tipo de atendimento”, explicou, considerando a importância do benefício. “Eu pago quatro passagens inteiras todos os dias”, disse, reforçado que a carteira de meia passagem vai garantir uma economia de 50% nos gastos com o transporte.

Próximo de casa – A dona de casa Maria Gentil da Silva também chegou cedo à escola com os três filhos, Fernanda, 10, Vanessa,13, Crisley 16. Ela aproveitou a proximidade da casa dela da escola para solicitar a meia passagem dos filhos. “Todos os três pagam Inteira e além do custo para ir até São Brás, ainda há a dificuldade de locomoção”, comentou.

Para o militar Carlos Alberto, a ação foi muito oportuna, pois, ele não estava tendo tempo para solicitar a 2ª via da meia passagem do filho Henzo Gabriel, de 11 anos, que estava pagando inteira. “Devia ter ação como essa a cada quatro meses, pois temos dificuldade de deslocamento para ir até o posto de São Brás “, disse.

O idoso José Antônio Costa, 63, solicitou a credencial de vaga para estacionamento. “Moro em frente à escola e ficou bem fácil e rápido solicitar a credencial de estacionamento”, afirmou.

Ações em Outeiro – Somente neste mês, a Semob realizou quatro ações em Outeiro, resultando em um total de 357 atendimentos. Na sexta-feira, 1º de abril, na Escola Colônia do Fidelis e no sábado, 2, na Escola Pedro Demo. No sábado seguinte, dia 9, foram realizados 98 atendimentos e na ação de desta quinta-feira, dia 14, na Escola Pedro Demo, foram 138 atendimentos.

Do total de 138 atendimentos desta quinta-feira, 59 estão relacionados com a meia passagem (1ª e 2ª vias); 22 atendimentos do Cartão Sênior (1ª e 2ª vias), um atendimento de 2ª via do Cartão Especial e 12 agendamentos Especial e 2 credenciais de estacionamento.  O total de 15 estudantes e 1 Sênior estava com documentação incompleta. Houve 10 casos de cancelamento por biometria facial e foram dadas 17 informações em geral.

Texto: Rosângela Gusmão