Gestão municipal reforça operação de fiscalização de trânsito e transporte durante o feriadão

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém (Semob), dará início à Operação Semana Santa, a partir desta quinta-feira, 14, à tarde, e se estenderá até a próxima segunda-feira, 18, com ações de fiscalização de trânsito e de transporte em Belém e seus distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.

Em Belém, durante o feriado, a autarquia dará apoio, com seus agentes, na orientação no trânsito para garantir a segurança viária aos fiéis que participarão das procissões realizadas pela Arquidiocese de Belém.

Desde as 19 horas desta quarta-feira, 13, os agentes orientarão o trânsito por conta da Procissão Fuga do Senhor, com percurso da Catedral de Belém até a Basílica Santuário de Belém.

Procissões – Na quinta-feira, 15, ocorrem quatro procissões que serão acompanhadas pelos agentes de trânsito no apoio e segurança viária. São elas: A procissão do Senhor dos Passos. Nossa Senhora das Dores, Senhor Morto da Catedral de Belém e da Basílica Santuário. Para cada procissão, a Semob mobilizará uma equipe para orientar o trânsito no percurso.

A procissão do Senhor dos Passos sairá da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a partir de 7 horas, rumando à Catedral de Belém, com itinerário a Av. Nazaré; Assis de Vasconcelos; Avenida Gaspar Viana; Avenida Presidente Vargas; Rua Manoel Barata; Padre Prudêncio; Gaspar Viana; 15 de Novembro; Padre Champagnat e Igreja da Sé.

A partir das 8h, será realizada a procissão de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja São João passando pela Travessa Joaquim Távora; Dr. Malcher; Padre Champagnat; Rua Siqueira Mendes; Travessa Dom Bosco; Dr. Assis; Rua Pedro Albuquerque; Ângelo Custódio; Avenida Portugal; 13 de Maio; Frutuoso Guimarães até a Igreja da Mercês.

A Procissão do Senhor Morto ocorre a partir de 18h, saindo da Catedral de Belém percorrendo a Rua Dr. Assis; Travessa Alenquer até a Rua Rodrigues dos Santos; Travessa Joaquim Távora; Rua Tomásia Perdigão até a Padre Champagnat e Catedral de Belém. No mesmo horário, sai a procissão do Senhor Morto da Basílica de Nazaré, seguindo pela Avenida Nazaré; Alcindo Cacela; Conselheiro Furtado; 14 de Março e retorno pela Rua Dom Alberto.

Malhação de Judas – Uma viatura com dois agentes farão a orientação do trânsito para garantir a segurança viária aos participantes da Malhação de Judas, um tradicional evento cultural que volta a acontecer este ano.

O local da malhação será a Rua Fernando Guilhon, entre Avenida Alcindo Cacela e Avenida Generalíssimo Deodoro e na Passagem Teixeira, entre Fernando Guilhon e São Miguel, onde o trânsito será interditado. Os preparativos e velório dos bonecos que serão malhados, acontecerá na quinta-feira, 15, no horário de 14 horas até 1 hora da manhã do sábado,16. No sábado, a malhação acontecerá no horário de 8 às 12 horas.

Fiscalização – A ilha de Mosqueiro contará com um reforço de efetivo para a fiscalização e orientação nos acessos às praias, garantir a fluidez no trânsito e evitar estacionamento irregular, como filas duplas. As equipes se posicionam na Vila, na Avenida 16 de Novembro, no Caramanchão e Baía do Sol, locais que costumam apresentar grande movimentação de veículos e de pessoas.

A orla de Icoaraci e no trapiche de travessia para Icoaraci/Outeiro/Icoaraci e Icoaraci/Cotijuba/Icoaraci. Em Outeiro, a Semob manterá agentes de transito e de transporte na orientação e fiscalização na travessia pelo trapiche e pelo porto de balsa.

Reforço na frota de Mosqueiro – A Semob determinou o acréscimo de até 10 ônibus para a linha 970 – Mosqueiro/ São Brás, entre os dias 14 e 18 de abril.

Na quinta-feira, 14, a primeira viagem da linha 970 – Mosqueiro/ São Brás sai da Praça Araújo Martins, em São Brás, a partir de 14h20 e a última viagem ocorre às 22h20. Já na sexta-feira, 15, e sábado, 16, a circulação de veículos se dará de 7h05 às 22h20.

Em Mosqueiro, o ponto terminal se encontra na rua Pratiquara, entre rua Francisco Xavier Cardoso (6ª Rua) e rua Veiga Cabral (7ª Rua). No domingo, 17, os ônibus partem de Mosqueiro às 07h15 e o serviço segue até 21h45. Na segunda-feira, 18, a saída dos veículos iniciará às 6h45 e às 14h45 se encerra a operação de reforço.

Com esse reforço, o número de viagens para Mosqueiro passará por um aumento de 14 viagens no turno da manhã (cerca de 34%) e de 18 viagens para o turno da tarde/noite (cerca de 43%), com o intervalo médio entre as viagens sendo de 10 minutos.

O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia passagem a R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.

Transporte hidroviário – Durante o feriadão, os agentes de transporte da Semob irão intensificar a fiscalização do serviço de transporte, identificando e ajustando qualquer problema ou irregularidades na operação das linhas de ônibus, principalmente, a oferta de veículos e o cumprimento dos horários estipulados, conforme estabelecido em ordem de serviço.

Aniversário de Outeiro

A Coordenadoria de Transportes Especiais (Cote) vai intensificar a orientação e fiscalização no transporte hidroviário. No aniversário de Outeiro, dia 14, uma equipe de agentes de transporte acompanham a comitiva do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante o evento e orientando o entorno das programações promovidas na Área do Pistão.

Os agentes de transporte vão organizar as filas, orientar o embarque e desembarque de passageiros e a obediência ao protocolo sanitário nos trapiches Chico Sampaio, em Outeiro, e de Icoaraci, além do terminal hidroviário Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel, além de equipes em rondas pela ilha de Outeiro.

Texto: Leonardo Fernandes

Foto: Ascom Semob