Passeio ciclístico encerra Maio Amarelo da Prefeitura de Belém

Cerca de cem ciclistas paraticiparam do passeio ciclístico de encerramento da programação do Maio Amarelo de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, realizado pela Prefeitura de Belém na manhã deste domingo, 29. O evento mobilizou nove grupos de pedal para cumprirem num trajeto de 12, 5 km.

O passeio foi organizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com a concentração no Polo Esportivo e Cultural Iracema Oliveira, local de saída e volta dos participantes.

A superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, agradeceu a todos que participaram do passeio de encerramento do maio amarelo. Segundo ela, essa é a primeira de outras ações relacionadas à ampliação da malha viária que a Semob está programando ao longo deste ano. Nesse contexto, o feadback dos ciclistas em relação às melhorias na conectividade e segurança da rede cicloviária.

Malha cicloviária – Atualmente, a cidade possui 43 vias com malha cicloviária, cuja extensão passou de 114 km para 116,5 Km, uma vez que, hoje, foram entregues mais 2,5 Km de malha da avenida Almirante Tamandaré e rua São Francisco.

O percurso contou com a participação dos diretores de trânsito e de transporte da Prefeitura de Santa Izabel, Edson Torres e Alberto Ganhen, além de agentes de trânsito daquele município. Durante o passeio foram repassadas orientações sobre os itens de segurança que devem ser usados, como o capacete, cotoveleira, joelheira, luvas, bem como, o lado correto da pista a ser usado em vias que não possuem ciclofaixa/ciclovia e outras orientações de segurança do ciclista, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O engenheiro José Ribamar chegou cedo ao ponto de concentração. “Eu vim aqui para apoiar essa campanha de conscientização e espero que continue nos próximos anos e que seja incrementada”. Segundo ele, há um avanço na educação, mas, a cada ano aumenta o número de usuários.

“Acredito que campanha como essa que estamos vendo agora, do maio amarelo, deve continuar pois tem um cunho de responsabilidade com a vida”, disse José. Para ele, a questão da educação é pertinente, porque “o ciclista também tem a responsabilidade de não se colocar numa situação de risco. Nós ciclistas temos que ter a consciência da necessidade de respeitar a sinalização e como se comportar nas vias públicas”.

O motorista de aplicativo José Maria, também foi um dos primeiros a chegar na concentração. Ele comentou que não se sente seguro em andar só e prefere os grupos de pedal. Disse que seria interessante que todas as ciclofaixas tivessem obstáculos para impedir a invasão de outros veículos.

“Na rua São Francisco a ideia interessante pois foi colocada uma divisória entre a calçada, a ciclofaixa e o estacionamento. Mas, se não tiver divisória da pista, os carros, motos, caminhões invadem”, comentou José Maria.

Já o empresário Arnaldo Vilar, coordenador da União dos Coordenadores de Bike do Pará, defendeu ações integradas entre governos para a melhoria da mobilidade urbana e sugeriu a criação de pontos de apoio aos ciclistas, sugerindo a instalação de um container dotado de banheiro, água e parte mecânica.

Percurso –A saída foi do Parque Esportivo e Cultural Iracema de Oliveira, localizado na avenida Almirante Tamandaré, Cidade Velha, com um circuito de12, 5 km, seguindo  pela Av. Almirante Tamandaré, rua Gama Abreu, Av. Assis de Vasconcelos, rua Oswaldo Cruz, Av. Presidente Vargas, Av. Serzedelo Corrêa,  Av. Conselheiro Furtado, Praça  Amazonas, rua Cesário Alvim, Av. Bernardo Sayão, Portal da Amazônia, rua do Arsenal, rua de Óbidos, Trav. de Breves e Av. Almirante Tamandaré.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob