Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Operação Trânsito Seguro faz blitz educativa e apreende vans irregulares

?????????????????????????????????????????????????????b ?????????????????????????????????????????????????????b ?????????????????????????????????????????????????????bEm menos de 12 horas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) realizou duas ações da Operação Trânsito Seguro em Belém. Na noite de quinta-feira, 28, de 22h até as 2h, a primeira ação de cunho educativo teve como foco evacuar ciclofaixas e calçadas de carros estacionados em locais irregulares. Na manhã de sexta-feira, 29, de 6h ao meio-dia, outra operação de fiscalização ostensiva foi realizada ao longo da avenida Almirante Barroso. Ao todo foram apreendidas quatro motos, um veículo de passeio com documentação irregular e 23 vans e micro-ônibus que estavam conduzindo passageiros de forma clandestina e cometendo irregularidades de trânsito, como trafegar na Almirante Barroso, onde este tipo de serviço é proibido.

Na operação educativa da noite, os agentes de trânsito e equipe de educação da Semob fizeram abordagens diretas aos condutores que estavam estacionados em locais proibidos, incluindo quem estava em fila dupla em frente a universidades e escolas localizadas na avenida José Malcher.

“Como o objetivo é conscientizar o condutor. Estamos solicitando que eles façam a retirada do veículo do local indevido e esclarecendo os riscos que estão correndo ao cometer este tipo de infração, além do fato de não estarem respeitando o direito de ir e vir de ciclistas, pedestres e outros veículos”, destacou Murilo Sousa, diretor de trânsito da Semob, que coordenou a operação.

Apenas nos casos em que o condutor não foi localizado de imediato o veículo foi autuado. Só foram guinchados aqueles veículos que estavam com problemas de documentação, como um carro de passeio com licenciamento vencido desde 2011 e mais de R$ 2,5 mil em multas, além do fato da condutora não portar CNH nem qualquer  outro documento de identificação.

Na ação da manhã, o foco foi a coibição do transporte irregular. No caso dos veículos guinchados, os passageiros foram realocados pela Semob em ônibus de linhas regulares, para seguir viagem sem nenhum ônus. “Cada passageiro deve optar pelo transporte regular, que é de maior garantia de segurança e de chegada ao destino”, orientou a educadora Tatiane Pinheiro.

Em muitos casos, os veículos apreendidos eram de outros municípios da Região Metropolitana de Belém. “É expressamente proibido o tráfego de veículos de transporte de passageiros na Almirante Barroso, porque intensifica o fluxo que já é intenso na área, atrapalhando o trânsito. Além disso, os veículos estão com diversas irregularidades, como licenciamento vencido e sem condições de trafegabilidade, o que coloca em risco a vida dos passageiros. Também encontramos condutores sem habilitação, o que é um absurdo”, esclareceu Márcio Bello, coordenador de fiscalização de transporte da Semob e responsável pela operação da manhã.

A operação seguiu para São Brás, onde diversos veículos estacionados em locais proibidos a espera de passageiros também foram apreendidos. Muitos deles ocupavam uma área de destino exclusivo para embarque e desembarque de ônibus. Durante a apreensão, uma van tentou furar o bloqueio feito pela Guarda Municipal e fugiu, mas os guardas conseguiram localizar o veículo, que foi retido e o condutor encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.

 

Texto: Esperança Bessa
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais