As famosas fitinhas coloridas tomaram conta de toda Praça da República, descendo pela av. Presidente Vargas até à Praça dos Estivadores neste domingo, 12. As mãos da multidão balançando o chapéu de palha colorido marcaram a retomada do tradicional Arrastão do Pavulagem, após dois anos sem a tradicional festa popular que anima a capital no mês de junho, impedido pela pandemia da covid-19.
O retorno do arrastão, também comemora os 35 anos da festa, que é uma das uma das grandes expressões culturais paraenses.
Com o tema “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem” a organização do evento pensou em cada detalhe para acolher e oferecer aos participantes, que se concentraram desde às 8h na Praça da República para a saída do Arrastão do Pavulagem.
“É uma felicidade muito grande. Quando chegamos aqui choramos. Tô emocionada de está aqui com todas essas pessoas e meus amigos. Eu só tenho que agradecer, pois é muita emoção”, contou a pensionista, Círia Albuquerque, 53 anos, que participou na comissão de frente, como uma das porta-estandartes do Arraial.
Integração de ações e serviços municipais
Para incentivar o movimento cultural, a Prefeitura de Belém proporciona ações integradas das secretarias municipais, durante o período do festejo, desde a infraestrutura à segurança.
Na área da limpeza urbana a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) viabiliza o serviço de varrição das vias e praças, que fazem parte do percurso do Arraial do Pavulagem, antes e depois do evento.
A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) apoia com a organização do trânsito pelas ruas do percurso do cortejoe seu entorno.
Já a Guarda Municipal de Belém reforça a segurança, acompanhando, cortejo na praça com viaturas, motos e rondas a pé, a fim de assegurar tranquilidade aos milhares de participantes do arrastão cultural.
O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, explica que a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, garante o apoio ao Arraial do Pavulagem. “Nós cuidamos não só da organização em relação à praça, mas também na infraestrutura para que essa magnífica manifestação cultural possa ser realizada”, ressalta.
Retorno muito aguardado – Para muitas famílias a retomada das manifestações culturais na cidade sinaliza um novo momento cultural e sentimento de renovação.
Foi o que expressou a cabeleireira, Marta Marinho, 61. “Esse é um momento muito bom. Passando dois anos sem sair de casa e agora ver e sentir essa alegria toda é muito bom. Tá muito bonito. Pretendo participar de todos os domingos”, informou, sorridente.
A família Almeida esperou por esse encontro cultural na Praça da República nos domingos de junho. A professora Sheila Almeida há pelo menos dez anos participa do Arrastão do Pavulagem com as irmãs Benedita e Simone Almeida.
“É uma emoção muito grande ver o povo nas ruas depois de dois anos de pandemia nessa manifestação cultural muito importante pro paraense. Pra gente é maravilhoso estar aqui novamente. O povo precisava dessa volta, pois ficamos muito tempo em casa por causa da pandemia”, afirmou Sheila.
Recepção do Mastro – Antes da realização do primeiro Arrastão do Pavulagem deste ano, no dia 9 de junho brincantes iniciaram a celebração na recepção do mastro, com chegada na Escadinha do Cais do Porto, no centro da cidade, direcionado à Praça dos Estivadores.
Programação – Os próximos arrastões ocorrem nos dias 19 e 26 de junho e 3 de julho, com concentração às 8h, na Praça da República, saindo pela av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno.
Texto: Joyce Assunção
Foto: Joyce Ferreira