Escolas de Outeiro abrem desfiles em Belém

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????????????Os desfiles escolares pelo Dia da Independência, celebrado no próximo dia 7 de setembro, já começaram em Belém. Na manhã desta terça-feira, 2, sei mil alunos de 15 escolas particulares e públicas municipais e estaduais da ilha de Caratateua (Outeiro), participaram do evento cívico na avenida Nossa Senhora da Conceição. A preocupação com o meio ambiente foi o tema central defendido pelos alunos no evento organizado pela Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital de Outeiro (Arout), em parceria com as escolas e outros órgãos municipais.

A secretária municipal de Educação, Rosilene Salame, e o presidente da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Fernando Queiroz, bem como o diretor administrativo da Arout, Marco Antônio de Araújo Filho, que na ocasião estava representando a titular da Agência, Elizete Cardoso, abriram oficialmente o desfile.

Para Rosilene Salame, o amor e respeito pela pátria são ensinados desde os primeiros contatos com a escola. “O civismo e o patriotismo são estimulados na escola e o nível da informação vai aumentando à medida que o aluno avança nas séries, mas desde bem novinhos os alunos começam a ter esse contato. Mas o mais importante é ver a família, idosos jovens e crianças, participando dessa grande festa”, comentou a secretária.

O pelotão de elite do Instituto Jovens com Visão de Águia do Brasil – instituição criada com o propósito de atender grupos de riscos através da cultura, esporte, e educação – fez a apresentação das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, dando espaço para a apresentação dos alunos de todas as séries, desde o ensino infantil ao EJA (Educação de Jovens e Alunos), que esbanjaram da criatividade para retratar o tema central do evento.

Faixas, cartazes, alunos vestidos com as cores padrões dos recipientes usados na coleta seletiva, foram algumas das estratégias usadas para chamar a atenção para a causa. Parte dos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Pedro Demo, por exemplo, desfilaram com trajes de banho para ressaltar a importância de preservar o litoral da ilha, outros usavam branco pedindo trégua ao desmatamento.

De acordo com Fernando Queiroz, titular da Escola Bosque, que é referência em educação ambiental, o meio ambiente é uma questão global. “Não é mais possível conceber uma escola não inserida no contexto ambiental. É importante também fazer com que o conhecimento seja levado a toda a comunidade, afinal estamos em uma ilha. Então nada melhor do que aproveitar esse momento de civismo para levantar a bandeira do meio ambiente”, declarou.

O autônomo José Antônio Batista, 51 anos, que parou para acompanhar o desfile falou sobre o que viu e já viveu. “Sempre é bom prestigiar nossas crianças e jovens. As escolas prepararam uma linda apresentação. Eu já participei muito de desfiles com esse e também já preparei meus filhos, quando eram crianças. Isso já faz parte da história”, comentou.

De acordo com Marco Antônio o grande diferencial do desfile deste ano foi a integração da Arout com as escolas na organização do evento. “Tivemos quatro reuniões com a comunidade escolar para debatermos os detalhes do desfile, o tema central, os subtemas das escolas. O resultado foi muito positivo”, avaliou o diretor administrativo.

O desfile em homenagem ao Dia da Pátria em Outeiro também contou com o apoio da Guarda Municipal, Semob, Sesma, Semec, Fumbosque e da Polícia Militar.

Texto: Dandara de Almeida
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)