Caravana do Trânsito Seguro orienta motoristas do transporte alternativo em Belém

????????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????O dia foi de educação e medidas socioeducativas para os motoristas do transporte alternativo em Belém. A Caravana do Trânsito Seguro, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), saiu pelas ruas observando as irregularidades de trânsito e de transporte cometidas por vans, kombis e micro-ônibus, em uma ação que pretendia alertar os condutores quanto aos riscos que certas imprudências podem trazer à vida de quem utiliza esse tipo de transporte.

Educadores da Semob, agentes de fiscalização de trânsito e transporte não foram às ruas sozinhos. Uma parceria com a Federação das Cooperativas de Transporte Público, Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar dos Permissionários, Concessionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Estado do Pará (Fetransporte) levou dez presidentes de cooperativas de vans vinculadas à entidade também às ruas, para observar a atual situação desta modalidade de transporte em Belém.

“Essa ação é importante porque não visa multar nenhum dos motoristas, mas iniciar um trabalho de educação junto a esse segmento para que eles percebam o quanto é importante prestar um serviço de qualidade à população”, disse Waldir Segundo, diretor executivo da Fetransporte.

Os diretores observavam, juntamente com os agentes, a conduta dos motoristas nas ruas e aplicavam multas educativas, sem valor, no intuito de orientar e conscientizar. O momento também foi propício para que os diretores pudessem tirar dúvidas quanto às irregularidades e infrações de trânsito.

Logo na saída da Caravana, no bairro do Comércio, não foi difícil flagrar irregularidades. Vans trafegando com porta aberta e estacionadas em locais indevidos foram orientadas. Na avenida Bernardo Sayão, uma kombi foi flagrada trafegando sem condições mínimas de segurança: pneus carecas, passageiros e motoristas sem cinto de segurança e bancos deteriorados, motorista sem habilitação e documentação do veículo vencida. “O condutor foi orientado quanto aos riscos de operar um veículo nestas condições. Todos os passageiros foram remanejados para outros veículos e um condutor habilitado assumiu a direção da kombi. Caso encontremos este veículo nestas condições novamente, ele será retido”, assegurou Maisa Tobias, superintendente da Semob.

A caravana seguiu por diversos bairros de Belém, como Guamá e Jurunas, seguindo para São Brás. Depois o comboio tomou o destino da Almirante Barroso e Augusto Montenegro, em direção aos distritos de Icoaraci e Outeiro. Ao término da ação, os diretores de associações e cooperativas puderam ver que o serviço prestado pelos alternativos pode ser melhorado e que, observá-lo a partir da perspectiva de um agente de trânsito, de um cidadão comum, é uma experiência interessante. “Apliquei multas educativas nos companheiros que estavam trafegando de forma perigosa e foi muito positivo poder observar o serviço sob este ângulo, sem punição, mas com orientação”, disse Lauro Nascimentos, um dos diretores.

Com a perspectiva da Prefeitura de Belém em regularizar o serviço de van em breve, como já ocorre com os mototáxis, observar estes pontos e ver o que pode ser melhorado já é um grande passo rumo à melhoria no transporte. “Acreditamos que a orientação e a educação são o melhor caminho a ser trilhado, e a fiscalização também deve vir para coibir práticas que desrespeitem a vida”, finalizou a superintendente.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)