Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Blitz nos bares de Belém leva conscientização aos condutores

?????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????? ??????????????????????????????????????Por mais que essa recomendação tenha sido repetida muitas vezes, é sempre bom lembrar que bebida e direção não são parceiras. A sociedade sabe que os riscos de ingerir bebida alcóolica e dirigir são muitos e que as consequências têm grandes chances de acabarem em um acidente que pode tirar o bem mais precioso de alguém, a vida. A blitz educativa nos bares realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob, na noite desta sexta-feira,19, nas ruas mais movimentadas da capital foi ao encontro das pessoas para orientá-las quanto a esses riscos.

Parte da programação da Semana Nacional de Trânsito promovida pela Semob, as blitz em prol de atitudes conscientes no trânsito acontecem na Avenida Visconde de Sousa Franco e na Almirante Almirante Wandenkolk, lugares que concentram grande número de bares.

“Quem é o motorista da vez?, perguntava a educadora Tatiane Pinheiro ao abordar pessoas em uma mesa de um dos bares realizando um discurso de orientação e educação. A educadora também convidava a comunidade a participar das ações da Semana Nacional de Trânsito.

Nos bares muitos elogiavam a ação e relembravam a importância de ter atitudes seguras no trânsito. “A iniciativa é muito legal. É sempre bom relembrar que devemos primar pela vida e buscar atitudes conscientes”, disse o jovem Tiago Carvalho.

Agentes de trânsito da Semob estavam no local e fiscalizavam e orientavam a população quanto a estacionamento irregular, filas duplas em frente aos bares e até desobstrução de calçadas, que em alguns casos, estavam cheias de mesas impedindo a circulação de pedestres. “Pedimos aos donos dos bares que evitem obstruir as calçadas ou até ruas com mesas, pois há um grande risco nesta atitude, já que um condutor descontrolado poderia atingí-los além de ser um desrespeito com o pedestre que não tem por onde passar e se arrisca andando pelo meio da rua”, disse o agente Adalberto.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais