Foram sete dias de intensas atividades que incluíram campanhas de conscientização, ações educativas em bares e restaurantes, serviços de cidadania e fiscalizações. A Semana Nacional do Trânsito em Belém mobilizou centenas de profissionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) em torno do tema “Cidade para as Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”. E culminou, na tarde desta quinta-feira, 25, com a justa homenagem àqueles que trabalham diuturnamente para garantir um trânsito mais seguro e responsável.
O encerramento da programação, realizado no auditório do Sest/Senat, na rodovia Augusto Montenegro, foi marcado por apresentações culturais, de canto coral e balé, e também pela premiação dos vencedores do concurso de redação e desenhos sobre o trânsito, promovido junto a escolas da rede pública municipal.
Marcos Davi, aluno da E. M. E. F. João Carlos Batista, conquistou o prêmio de melhor redação na sua escola e não escondeu a felicidade. “Estou muito feliz, aprendi muita coisa, principalmente sobre a importância de não se misturar bebida e direção. Quando crescer, com certeza vou me lembrar dessa lição. Demorei um pouco para escrever a redação, mas acho que consegui fazer um bom trabalho”, comemorou.
Ao longo de toda a semana os agentes da Semob percorreram bares e restaurantes das avenidas Visconde de Sousa Franco e Almirante Wandenkolk, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os riscos direção alcoolizada. E nas ruas, a mensagem da atenção no trânsito foi levada ao público em blitzes educativas nas faixas de pedestres.
O projeto ‘Semob na Comunidade’, que leva aos diferentes bairros de Belém serviços antes só ofertados na sede do órgão municipal de trânsito esteve nos shoppings Parque e Boulevard, onde os interessados puderam acessar a 1ª via de Passe Fácil Estudantil, segunda-via do Passe Fácil Estudantil e Especial, primeira e segunda-via do Passe Fácil Sênior, emissão de credencial de estacionamento preferencial para idosos e deficientes, além de informações e esclarecimento sobre multas e demais serviços da Semob.
Algumas escolas receberam a visita dos arte-educadores do órgão, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação para conscientizar os futuros condutores. Aos motoristas e cobradores de ônibus e do transporte alternativo, taxistas e mototaxistas foi ofertado um curso de qualificação em Mobilidade Urbana na sede da Semob.
Ao fim da programação, a Semob fez uma homenagem especial aos agentes de trânsito pelo dia deles, comemorado na última terça-feira, 23, como forma de valorizar o trabalho desses profissionais que estão nas ruas todos os dias levando orientação, coibindo irregularidades, garantindo ordenamento e segurança no trânsito da cidade.
“Nós trabalhamos na rua, sofrendo muitas vezes preconceito, pois as pessoas pensam que estamos ali só para multar, mas não, nós orientamos, educamos, fazemos o possível para que o trânsito seja melhor e é muito bom ter esse reconhecimento pelo nosso dia”, comentou o Agente de Trânsito Ismaile.
“Foi um momento muito importante onde juntamos nossas forças para um bem maior, que é a segurança nas vias da cidade, seja do motorista ou do pedestre. Foi uma semana intensa e movimentada, mas foi excelente. Precisamos transformar a programação dessa semana em um programa de um ano inteiro, para deixar o trânsito mais humano”, pontuou a titular daSemob, Maisa Tobias.
Texto: Priscylla Gester
Foto: Isis Fonseca
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)