A Prefeitura de Belém está trabalhando para recuperar tubulação que rompeu na Rua do Basa, bairro do Souza. Duas faixas da Av. Almirante Barroso, no sentido São Brás/Entroncamento, precisaram ser interditadas para a realização da obra. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estão no local orientando os condutores. Com autorização do agente de trânsito, e para desafogar o trânsito no local, a pista do BRT está sendo liberada para todo tipo de veículo, desde a Tavares Bastos até o Entroncamento.
Durante uma vistoria de rotina, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) identificou o rompimento da tubulação responsável pela drenagem da água da chuva. De acordo com o secretário da Sesan, Luiz Otávio Mota Pereira, assim que o problema foi identificado na tarde de segunda-feira, 06, o trecho foi isolado para evitar acidentes. “O asfalto não cedeu e o problema estava oculto. No entanto, o tráfego de veículos, que é intenso no local, poderia ocasionar desmoronamento do asfalto”, explicou o titular da Sesan que mobilizou equipes para recompor a tubulação a partir das 8h da manhã desta terça-feira, 07.
De acordo com o secretário, ainda não é possível definir o prazo para a conclusão da obra. “As máquinas iniciaram as escavações para retirar o material comprometido. Após essa primeira etapa, que deve ser concluída na tarde desta terça-feira (07), teremos a noção exata do tempo que será necessário para a conclusão dos reparos”, explicou Pereira.
Com o avanço da obra, apenas uma faixa da Av. Almirante Barroso permanecerá interditada. “Estamos agora ocupando duas faixas da Avenida para o posicionamento das caçambas que transportam o material da escavação. Quando iniciarmos a recuperação da tubulação, apenas a faixa mais próxima do meio fio da Almirante Barroso continuará isolada para as equipes de trabalho”, adiantou o engenheiro Edemir Beltrão.
Vias alternativas
A Semob orienta os condutores a procurarem vias alternativas enquanto a obra de reparo estiver sendo executada. Motoristas que vierem pela Av. Almirante Barroso em direção ao Entroncamento poderão acessar a Av. João Paulo II ou a Av. Júlio Cesar para ter acesso ao destino. Quem vier pela Avenida Tavares Bastos terá obrigatoriamente que desviar para a Av. Almirante Barroso, uma vez que a entrada da Rua do Basa está totalmente interditada. Os moradores do Conjunto estão tendo acesso unicamente pela João Paulo II.
Texto: Lauro Lima
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)