Avenida Tavares Bastos é liberada após conclusão de obras

• Atualizado há 10 anos ago

?????????????????????????????????????????????????????A Prefeitura de Belém liberou às 15h desta quinta-feira, 09, o trecho da Avenida Tavares Bastos que estava interditado para obras de recuperação da rede de drenagem.  Após o nivelamento asfáltico a obra foi concluída e os veículos voltaram a ter acesso à Rua do Basa, através da Avenida Almirante Barroso.

Na segunda-feira, 06, o rompimento da rede de escoamento da água da chuva foi identificado após uma vistoria de rotina da Sesan. Por motivos de segurança, o trecho foi imediatamente isolado e, no dia seguinte, máquinas e operários começaram a trabalhar de forma intensiva para garantir a liberação da via antes desta sexta-feira, 10, quando ocorre o traslado que conduz a imagem peregrina da Virgem de Nazaré até o município de Ananindeua.

Segundo o titular da Sesan, Luiz Otávio Mota Pereira, a rapidez com que os serviços iniciaram foi fundamental para evitar o agravamento da situação. “Resolvemos nos antecipar para evitar um acidente grave, uma vez que o trânsito no local é intenso”, explicou Pereira, acrescentando que, caso não houvesse uma intervenção imediata, o dano poderia ter se agravado e atingido, inclusive, a pista da Avenida Almirante Barroso, onde o tráfego de veículos é ainda mais pesado.

De acordo com o titular da Sesan, a agilidade no serviço não comprometerá a qualidade da obra. “Estabelecemos a sexta-feira (10) como prazo limite. Para isso, ampliamos a quantidade de operários, trabalhamos durante a noite e utilizamos todos os equipamentos à disposição com a finalidade de acelerar as atividades, prezando pela qualidade do serviço e pela segurança dos trabalhadores”, assegurou, completando que todo o material utilizado é pré-fabricado e não necessita de tempo adicional para ‘cura’ do concreto.

O secretário de Saneamento garantiu que equipes do Departamento de Drenagem Urbana da Sesan continuarão vistoriando as principais vias da cidade para identificar possíveis rompimentos da rede de escoamento da água da chuva. “Mantemos um trabalho preventivo e diuturno justamente por saber que esse tipo de situação pode ocorrer. Nossa meta é nos antecipar e resolver o problema antes que ele se agrave e cause maiores danos à sociedade”, disse.

A partir das 23h desta quinta-feira, 09, o trecho da via será sinalizado com a repintura da faixa de pedestres. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) acompanharam toda a evolução da obra, coordenando o trânsito no local e orientando os motoristas.

Texto: Lauro Lima
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)

Veja também