Para reparos na rede de drenagem profunda, o trecho da Av. Almirante Barroso entre as travessas Humaitá e Chaco, será interditado para o tráfego de veículos a partir das 9h de sexta-feira, 09.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), fará abertura no asfalto para acessar a rede de drenagem e efetuar os reparos necessários. Somente o sentido Entroncamento – São Brás será isolado.
Por questão de segurança e considerando a mobilização de equipamentos e máquinas de grande porte, todo o trecho precisará permanecer interditado durante a realização dos serviços.
O prazo para a conclusão das atividades é de três dias, podendo variar de acordo com análise que será feita após a retirada da camada de asfalto e caso haja incidência de fortes chuvas durante a obra. Equipes de trabalhadores da Prefeitura estarão no local também durante a noite para acelerar ao máximo a liberação do trânsito no local.
A obra é necessária uma vez que foi identificado rompimento no sistema de drenagem, podendo ser da tubulação ou poço de visita. A obra será executada em caráter emergencial para evitar acidentes ocasionados pela perda de sustentação do solo.
Desvios e rotas alternativas
Com a interdição total do trecho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), desviará o fluxo de veículos, sempre com agentes de trânsito orientando motoristas e trabalhando 24 horas nos pontos mais importantes.
Os ônibus que trafegam na Av. Almirante Barroso e estiverem indo para São Brás terão que desviar pela Mauriti e dobrar à esquerda na Duque de Caxias e seguir pela Antônio Barreto e Castelo Branco a destino. Somente os ônibus expressos terão acesso pelo trecho interditado, uma vez que a obra não interditará a pista do BRT.
No caso dos veículos de passeio, eles poderão acessar a Vileta, converter à esquerda na Rômulo Maiorana e depois à esquerda na Humaitá e cruzar a Almirante Barroso até a João Paulo II a destino. Outra opção é seguir até a Humaitá e dobrar a direita para acessar a Duque de Caxias.
Agentes da Semob estarão em todos os cruzamentos da Almirante Barroso para auxiliar os motoristas e também na Castelo com Antônio Barreto e Castelo com José Malcher. Para garantir a fluidez, o tempo dos semáforos será alterado nesses pontos dando mais tempo para que os motoristas façam o desvio do trecho interditado. A Semob sugere que os motoristas evitem a Av. Almirante Barroso, optando por outras vias de acesso ao centro da cidade durante a execução das obras.
Texto: Lauro Lima
Foto: Mapa – (SeMOB)
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)