Obra na Almirante Barroso altera itinerários de linhas de ônibus

• Atualizado há 10 anos ago

?????????????????????????????????????????????????????????????.A partir das 9h desta sexta-feira, 9, o trecho da avenida Almirante Barroso entre as travessas Humaitá e Chaco será interditado para reparos na rede de drenagem profunda. Em virtude disso, as linhas de ônibus que operam na área seguirão itinerários alternativos.

As linhas que seguem pela Almirante Barroso e que convergem para a Travessa Antônio Baena e  Avenida José Malcher farão o desvio na travessa Mauriti e entrarão na Duque para acessar a Antônio Barreto e seguir a destino. “Não é possível fazer o desvio depois da Mauriti, porque não há estrutura física para os ônibus pegarem a Duque no sentido centro de forma viável. A única via que permite isso é a Mauriti”, justifica Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.

Já os ônibus que fazem retorno em São Brás, incluindo a linha Mosqueiro-São Brás, também farão o desvio pela Mauriti, mas depois acessarão a avenida Rômulo Maiorana, e retornarão à Almirante Barroso pela travessa do Chaco. Apenas duas linhas farão desvio na travessa Humaitá: a linha Sacramenta-São Brás, sentido bairro São Brás, seguirá pela Humaitá, avenida Rômulo Maiorana, Chaco e Almirante Barroso, a destino, enquanto a Sacramenta-Humaitá, sentido bairro-São Brás, virá pela Humaitá, avenida Duque de Caxias, Rua Antônio Barreto e Castelo Branco, a destino.

Mapa de tráfego de ônibus na Av. Almirante Barroso

Os ônibus expressos trafegarão normalmente pela canaleta exclusiva do BRT. No caso dos veículos de passeio, eles poderão acessar a Vileta, converter à esquerda na Rômulo Maiorana e depois à esquerda na Humaitá e cruzar a Almirante Barroso até a João Paulo II a destino. Outra opção é seguir até a Humaitá e dobrar a direita para acessar a Duque de Caxias.

O desvio valerá enquanto durar as obras, com previsão de três dias, podendo variar de acordo com análise que será feita após a retirada da camada de asfalto e caso haja incidência de fortes chuvas durante a obra. Equipes de trabalhadores da Prefeitura estarão no local também durante a noite para acelerar ao máximo a liberação do trânsito no local.

Agentes da Semob estarão em todos os cruzamentos da Almirante Barroso para auxiliar os motoristas e também na Castelo com Antônio Barreto e Castelo com José Malcher. Para garantir a fluidez, o tempo dos semáforos será alterado nesses pontos dando mais tempo para que os motoristas façam o desvio do trecho interditado. A Semob sugere que os motoristas evitem a Av. Almirante Barroso, optando por outras vias de acesso ao centro da cidade durante a execução das obras.

Texto: Esperança Bessa

Arte: Ademilton Jr.

Foto: Tássia Barros – Comus

Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também