O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na manhã desta quarta-feira, 24, do l Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária, etapa Região Norte, realizado na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), com o objetivo de debater assuntos relacionados à segurança no trânsito em todo o território paraense.
Autoridades de trânsito de vários municípios, do Governo Estadual e do Governo Federal participaram do encontro, que encerra nesta quinta-feira, 25.
Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro, o evento foi criado com o objetivo de juntar agentes de trânsito, da área da educação e da saúde, para que todos discutam e troquem experiências.
“Hoje estamos tendo a oportunidade de firmar um compromisso com todo o Estado do Pará, a partir da assinatura do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito)”, pontuou o secretário Nacional de Trânsito.
Termo de compromisso – Durante o encontro, o prefeito de Belém, representantes do Governo do Pará, da Polícia Rodoviária Federal e do Governo Federal assinaram o termo de compromisso com o Pnatrans, criado em 2018, pela Lei nº 13.614, com o objetivo de orientar os gestores de trânsito de todo o país para a implementação de ações que visem a redução de mortes e lesões no trânsito.
“O plano tem validade de dez anos e extrapola qualquer governo. Mas, ele é fundamental para articular os órgãos das esferas municipais, estaduais e federal, tanto da área da segurança pública, em geral, como a da segurança do trânsito e da saúde, evitando, assim, que famílias chorem pelas mortes no trânsito”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, sobre a adesão da cidade ao Pnatrans.
Entre as autoridades locais que participaram do encontro, a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ulame Machado, o qual também preside o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); e o superintende da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Pará, Diego Patriota.
Texto: Fabricio Lopes