A autônoma Bianca Silva sempre assistiu ao desfile militar. Este ano, pela primeira vez, levou a filha. Ela aprovou a organização dada ao trânsito para garantir a segurança dos pedestres.
Efetivo – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) mobilizou um efetivo de 56 agentes de trânsito e de transporte para orientar condutores, motociclistas e pedestres quanto às interdições e desvios feitos por ocasião do desfile militar, pelo dia 7 de Setembro, ocorrido nesta quarta-feira, 7.
Normalidade – As interdições e desvios ocorreram desde às 5h e se estenderam até às 12h15, depois do encerramento do desfile. Segundo o chefe de operações da Diretoria de Trânsito (DTR) da Semob, Elias Jardim, tudo transcorreu dentro da normalidade.
A médica Creusa Donateli e a cuidadora Maria de Fátima Santos aprovaram as interdições. “Podemos caminhar com cuidado e segurança”, disse a cuidadora, enquanto rumavam para o local do desfile.
Desfile – Os agentes da Semob interditaram toda a extensão da avenida Presidente Vargas, local do desfile militar, que começou às 9h e foi prestigiado por um grande público.
Para evitar o acesso de veículos à referida avenida, todas as transversais foram interditadas, bem como parte das avenidas Serzedelo Corrêa (entre Gama Abreu/ Nazaré e avenida Gentil Bittencourt) e Gentil Bittencourt (entre Serzedelo Corrêa e Alcindo Cacela).
Orientação – interditadas ainda toda a extensão da Rua Belém e a avenida Almirante Tamandaré, a partir da avenida 16 de Novembro. Nos pontos de interdição, os condutores de veículos (carro e moto), foram devidamente orientados, pelos agentes da Semob, sobre qual via acessar para seguir destino desejado.
O trânsito foi desviado pela Gaspar Viana e Marechal Hermes. As avenidas Generalíssimo Deodoro e travessas Quintino Bocaiúva e 14 de Março estavam liberadas para o trânsito, porém, o condutor não poderia acessar a avenida Gentil Bittencourt, que estava interditada.
Os locais dos desvios das linhas de ônibus, que circulam pelas avenidas Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa e Gentil Bittencourt, também ocorreu de forma tranquila, segundo o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI), da Diretoria de Transporte, Raimundo Rodrigues Neto.
Grito dos Excluídos – A Semob também garantiu a organização e fluidez no trânsito, durante o percurso da manifestação do Grito dos Excluídos, desde a concentração, no Largo do Redondo, na avenida Nazaré com a travessa Quintino Bocaiúva, até a Praça do Operário, em São Brás.
Texto: