Aldeia Cabana recebe serviços também da Semob em ação social da Prefeitura de Belém neste sábado, 15

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participará da Ação Social e de Cidadania que a Prefeitura de Belém realiza neste sábado, 15, na Aldeia Cabana, localizada no bairro Pedreira, das 8h à 13h. O evento é integrado com vários órgãos municipais oferecendo inúmeros serviços e atrações culturais gratuitos para todas as idades.

Passe Fácil – Os serviços prestados pela Semob são de emissão de carteira de meia-passagem (1ª e 2ª vias), cartão Sênior (1ª e 2ª vias), agendamento para 1ª via do cartão Especial e emissão de 2ª via, além da credencial de vaga para estacionamento (Idoso e PCD).

Os atendimentos serão de responsabilidade da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Belém (Setransbel).

Segundo a coordenadora da Coau, Patrícia Ellen da Conceição, a descentralização desse atendimento é muito importante para a comunidade, pois aproxima os moradores dos bairros, no caso o da Pedreira, dos serviços prestados pela Semob.

“É de grande importância essas ações, pois ao levarmos os serviços à comunidade, alcançamos aquelas pessoas que muitas vezes têm dificuldade de comparecer ao local do atendimento para solicitar o documento. É gratificante”, explicou.

A coordenadora enfatizou que, por se tratar de uma ação, a emissão da segunda via é isenta de pagamento de taxa.

Documentos Passe Fácil – Para o atendimento aos serviços oferecidos para a emissão dos cartões de meia-passagem, Sênior e Especial, além da credencial de estacionamento, se atentem para a documentação necessária:

Meia-passagem

Para 1ª via:
•    Original e cópia do RG e se for menor de idade e não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento
•    Uma foto 3×4
•    Obs: Para 2ª via é necessário trazer os documentos acima, acrescentando o boletim de ocorrência policial ou o cartão danificado e a declaração de matrícula da escola (com validade de 30 dias).

Passe Sênior
•    Original e cópia do RG
•    Uma foto 3×4
•    Para 2ª via, acrescentar o boletim de ocorrência policial ou o cartão danificado.

Passe Especial
•    Original e cópia do RG
•    Para 1ª via, ocorrerá apenas o agendamento da perícia

Credencial para estacionamento
•    Original e cópia do RG ou CNH, do CRLV do veículo e do comprovante de residência
•    Laudo médico para pessoa com deficiência
•    Para 2ª via, acrescentar o boletim de ocorrência policial ou a credencial danificada.

Atualização mototáxis – Para os mototaxistas que já fizeram o agendamento online, no site da Semob, e quiserem antecipar a sua atualização cadastral, a equipe na ação social fará essa atualização.

É importante ressaltar que o prazo do agendamento online se encerra no dia 18, próxima terça-feira, e a atualização do cadastro pode ser feita até o dia 10 de novembro. A atualização deste cadastro é obrigatória e deve ser presencial. Caso o profissional deixe de fazer esse procedimento, perde a permissão para trabalhar como mototaxista.

A atualização tem por objetivo verificar se as informações prestadas pelos permissionários, referentes aos seus dados pessoais e veicular, estão de acordo com as informações prestadas junto à Semob em seu cadastro inicial ou se houve alguma alteração.

Servirá também para que a Semob realize um levantamento de quantos estão ativos no sistema. Portanto, no sábado, 15, é uma ótima oportunidade para os mototaxistas que já fizeram o agendamento online e desejem antecipar esse atendimento.

Jogo Educativo – A criançada poderá aproveitar para aprender brincando sobre as regras de segurança no trânsito e de maneira divertida. Agentes de educação para o trânsito da Semob estarão com o jogão educativo no local.

O jogo consiste de um grande tabuleiro em que as crianças utilizam um dado para andar nas casas que representam uma pista e respondem a perguntas relacionadas à conduta adequada no trânsito seja condutor de veículos (motos e carros), ciclistas e pedestres.

Veja outros serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém aqui

Texto: Rosângela Gusmão