Acesso aos cemitérios vai ser interditado e trânsito desviado para garantir segurança e fluidez

• Atualizado há 2 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), fará na próxima quarta-feira, 2 de novembro, feriado de Finados, interdições temporárias e desvios de linhas de ônibus nos acessos aos cemitérios Santa Izabel, localizado no Guamá, e São Jorge, na Marambaia.

O objetivo é garantir a segurança viária dos visitantes dos cemitérios, que irão homenagear seus familiares e amigos falecidos, e a fluidez do trânsito no entorno dos cemitérios, que estarão com os acessos interditados no horário das 6h às 19h.

Os agentes de trânsito vão ficar de prontidão na avenida José Bonifácio, na área que acesso ao cemitério Santa Izabel, e na rua da Mata, via de acesso ao cemitério São Jorge, e farão rondas nos cemitérios do Tapanã, de Icoaraci e de Mosqueiro.

Confira as mudanças no trânsito

Cemitério Santa Izabel – Para quem desejar visitar o cemitério do Guamá, é importante saber que a Semob vai interditar a avenida José Bonifácio, entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus; a rua dos Pariquis, entre a travessa Castelo Branco e avenida José Bonifácio; e rua dos Caripunas, entre travessa Castelo Branco e Av. José Bonifácio.

A Semob mudará o sentido de trechos das vias que dão acesso ao cemitério Santa Izabel. Com isso, passarão a ter sentido único a avenida José Bonifácio, no perímetro da rua Silva Castro e Paes e Souza; a rua Paes e Souza, no perímetro entre a avenida José Bonifácio e rua Barão de Mamoré; a rua Paes e Souza, no perímetro entre avenida José Bonifácio e travessa Castelo Branco; e a rua Barão de Mamoré, sentido entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus.

Desvio – Em função da interdição temporária e mudança de sentido de algumas vias de acesso ao cemitério Santa Izabel, a Semob vai desviar, provisoriamente, os itinerários das linhas de ônibus que operam nos referidos trechos da seguinte forma: as linhas que operam via travessa Castelo Branco, rua dos Caripunas, avenida José Bonifácio farão o sentido travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas que operam via avenida Bernardo Sayão, avenida José Bonifácio farão avenida Bernardo Sayão, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas que operam pela rua Barão de Igarapé Miri e avenida José Bonifácio, nos sentidos bairro–centro e UFPA – Satélite seguirão pela Barão de Igarapé Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas Guamá – Pres. Vargas e Guamá – Montepio farão sentido bairro–centro pela rua Barão de Igarapé Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, rua dos Mundurucus, a destino.

Já no sentido centro-bairro travessa Guerra Passos, avenida Conselheiro Furtado, travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino.

Já a linha Guamá – Ver-o-Peso fará sentido bairro–centro pela rua Barão de Igarapé Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

Cemitério São Jorge – Quem for visitar o cemitério São Jorge, a Semob informa que a rua da Mata terá sentido único, no perímetro entre rua Rodolfo Chermont e avenida Santarém. Agentes de trânsito estarão orientando o trânsito na área para garantir a fluidez no local e o acesso seguro dos visitantes ao cemitério.

Desvios – Em função disso, as linhas que trafegam na área sofrerão desvios no horário das 6h às 19h. Assim, os ônibus da linha Sacramenta-Nazaré, que trafegam no sentido bairro/centro, seguirão pela rua da Mata, avenida Paragominas, travessa Cafezal, avenida Santarém, travessa Marapanim, rua Rodolfo Chermont, a destino.

Os agentes de trânsito vão ficar na avenida José Bonifácio, no acesso ao cemitério Santa Izabel; na rua da Mata, para o acesso ao cemitério São Jorge e farão rondas nos cemitérios do Tapanã, de Icoaraci e de Mosqueiro.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Arquivo Ascom/Semob

Veja também