Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

União das prefeituras de Belém, Benevides e Marituba promove melhorias no transporte público

Os municípios de Belém, Benevides e Marituba oficializaram na tarde desta quinta-feira, 2, o Termo de Cooperação Técnica para melhorias na área de mobilidade urbana. O documento foi assinado no auditório do Gabinete Municipal de Belém pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelas prefeitas de Benevides, Luziane Solon, e Marituba, Patrícia Mendes.

O Termo de Cooperação Técnica busca tratar a questão da mobilidade urbana na região metropolitana de forma igual, como garantir a qualidade do transporte entre os municípios; permitir a mesma taxa tarifária nesse deslocamento intermunicipal; realizar a fiscalização conjunta entre as entidades de transporte das prefeituras, visando à qualidade do serviço.

O objetivo também é criar uma comissão de trabalho entres as três prefeituras, além de promover capacitações técnicas para todos os envolvidos na mobilidade das cidades participantes da cooperação. 

“A mobilidade urbana é um ponto fundamental para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “E o transporte coletivo é determinante, especialmente no cotidiano dos que mais precisam”. 

Discussão conjunta

“Um convênio muito importante para a região metropolitana, principalmente para a cidade de Benevides”, comentou a prefeita de Benevides, Luziane Solon. “Estamos falando de transporte, um problema que precisa ser discutido de forma conjunta, e a possibilidade de assinar um convênio desses é de grande valia”.

Para a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges, é de grande importância a discussão dos problemas que envolvem toda a região metropolitana. 

“Estamos discutindo a região Metropolitana de Belém. Mostra a busca dos municípios na solução dos nossos problemas em comum”, afirma Ana Valéria.

COP-30

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Edmilson Rodrigues lembrou que Belém é a candidata do Brasil a sediar a COP-30, no ano de 2025, e que será importante a parceria de todos o municípios que compõem a região metropolitana. 

“Estarmos juntos, todos os municípios metropolitanos, na preparação da maior conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Belém, é determinante: um evento que precisa envolver a região metropolitana da capital, todas as autoridades, e estamos aqui com toda responsabilidade elaborando o plano de desenvolvimento”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues. 

Para a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, é necessário visar à COP buscando a melhoria das cidades: “Temos muitas coisas a ganhar quando se trata da união entre os municípios. E a COP será de grande importância para discutirmos e melhorarmos diversas áreas da região metropolitana”, pontuou Patrícia.

Texto: Victor Miranda

Foto: Marcos Barbosa – Comus

Redes Sociais