Mais de 200 ciclistas pedalaram por Belém para conscientizar sobre segurança no trânsito

Mais de 200 ciclistas participaram do 2° Passeio Ciclístico do Maio Amarelo, ocorrido na manhã do domingo, 28 de maio, com saída e chegada no Mercado de São Brás. Uma hora de muito pedal, descontração e animação. Vários grupos organizados de pedal de Belém, Ananindeua e Marituba participaram.

O passeio ciclístico foi realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com a parceria da União dos Coordenadores de Bike do Pará (UCB), em programação alusiva ao Maio Amarelo, mês de conscientização da prevenção e redução de sinistros de trânsito.

Escolha a vida

Na chegada do passeio, a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges, agradeceu a participação e a parceria dos vários grupos de ciclistas e reforçou a importância da consciência de adotar condutas seguras no trânsito. A superintendente anunciou que outros passeios ciclísticos serão organizados este ano.

Para o coordenador de Projetos e Educação para o Trânsito da Semob, Manoel Pinheiro, o passeio cumpriu a missão com o engajamento de mais de 200 ciclistas ao Maio Amarelo, cujo tema é “No trânsito, escolha a vida”.

Concentração

Logo cedo, os grupos de ciclistas já foram chegando ao Mercado de São Brás. O pessoal do Sest/Senat distribuiu aos participantes esquese, bonés e necessaire. A equipe recebeu as doações dos ciclistas de um quilo de alimento (arroz ou feijão), para posterior distribuição, pela UCB, a uma instituição filantrópica.

Agentes de Educação da Semob fizeram a distribuição de coletes refletivos, balões e laços amarelos, e ainda material educativo, como panfletos e adesivos, sobre segurança no trânsito.

Percurso

O Passeio saiu do Mercado de São Brás, por volta de 8h30, e percorreu mais de 11 km, seguindo o trajeto: Mercado de São Brás – Av. José Bonifácio – Av. José Malcher – Av. Visconde de Souza Franco – Av. Castilhos França – Ver-o-Peso – Rua Dr. Assis – Arsenal de Marinha – Av. Bernardo Sayão – Rua dos Mundurucus – Av. José Bonifácio, com chegada de volta a São Brás às 9h40.

Desde a concentração e durante todo o percurso, a segurança viária foi garantida pelos agentes da Semob em parceria com agentes da Guarda Municipal de Belém e da Secretaria de Trânsito de Marituba (Setran). A Polícia Militar participou da ação com viatura do programa Maria da Penha, parceira nas atividades do Maio Amarelo.

Educação para o trânsito

O pequeno Miguel, 7 anos, era o participante mais novo. Cumpriu todo o percurso com segurança na garupa do pai, o mecânico de bicicletas José Neri. “É sempre uma boa oportunidade participar desses passeios, principalmente do Maio Amarelo, para mostrar o respeito que cada um previsa ter no trânsito”, observou José.

Acompanhado do filho, o ciclista pontuou que, assim como hoje é pequeno ciclista, pode ser um futuro motorista de carro. “Precisa aprender desde cedo, assim absorve tudo e leva pra vida adulta. Na minha opinião, educação para o trânsito deveria ser uma matéria escolar”, disse José Néri.

Apoio MPPA

O promotor Franklin Lobato também participou do passeio e considerou uma boa forma de divulgar o trabalho do Ministério Público em defesa da mulher e apoiar os movimentos de grupos de bikes femininos: “Nós temos na promotoria várias ações em defesa da mulher: um programa de rádio chamado voz da cidadania, que divulga os direitos da mulher; um programa de televisão chamado MP Bate à sua Porta, no qual literalmente nós vamos bater à porta de uma mulher que tem medida protetiva; e também temos a caravana da mulher, que vai ao local onde a mulher está pra fazer atendimento jurídico, médico, odontológico”, contou Franklin.

“Então a gente acha importante essas iniciativas para divulgar o direito da mulher e do cidadão na questão de preparação, da importância do exercício físico para a saúde da população“, concluiu o promotor.

Projeto Ponto de Apoio

Os ciclistas Ana Cláudia e Douglas Rodon trabalham num projeto que busca apoiar e ajudar crianças, idosos, pessoas com dificuldades de locomoção a passear e a conhecer o Parque do Utinga em bicicletas adaptadas. É o projeto Ponto de Apoio.

“A nossa participação também é uma forma de divulgar o nosso trabalho. A gente gosta de participar de passeios ciclísticos e o do Maio Amarelo é muito importante, principalmente por essa questão da escolha. Escolher a vida é a necessidade de você se preservar no trânsito”, pontuou Ana Cláudia.

Junção de esforços

O tema é muito atual. Eu acredito que cada vez mais precisamos melhorar a mobilidade urbana. Essa parceria entre vários órgãos municipais de segurança viária e de entidades ligadas ao trânsito agrega valores”, comentou Arnaldo Vilar, presidente da União dos Coordenadores de Bike do Pará (UCB), entidade parceira da Semob no evento. “Não é um simples passeio ciclístico. É também uma junção de vários grupos de Belém, Ananindeua, Marituba e outros municípios, entidades e Poder Público, que buscam melhorar a trânsito para todos”.

Texto:

Rosangela Gusmao