Portal de Mosqueiro e Estação de Passageiros do Maracajá receberão projetos paisagísticos

O tradicional portal turístico de Mosqueiro receberá novo projeto paisagístico em 2023. O conjunto da reforma contempla ainda o trevo da rodovia PA-391, de acesso à ilha, a troca de placas, iluminação de led e pintura de sinalização. A estação de passageiros do bairro do Maracajá, já no centro do distrito, também receberá benfeitorias.

As ações serão realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da parceria entre Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A visita técnica, que antecede à execução dos projetos, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 14. As obras devem iniciar ainda neste mês de junho.

De acordo com a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, todas as ações fazem parte do planejamento logístico da Admos e são frutos de parcerias buscadas junto aos órgãos municipais detentores das prerrogativas legais nas áreas afins, como iluminação pública, transporte e acessibilidade e paisagismo e arborização.

Cooperação

“Ninguém trabalha sozinho. A Admos precisa muito dessas parcerias, para garantir os serviços básicos e funcionais dentro de Mosqueiro”, disse Vanessa Egla. “Essas duas últimas semanas, estivemos em todos esses órgãos e garantimos o apoio para execução de projetos e arrumando Mosqueiro para o veraneio 2023”, completou a gestora.

Estação

O primeiro ponto da visita técnica foi o terminal de passageiros no bairro do Maracajá. O local é muito frequentado pelo público, porque é o ponto de saída e chegada dos coletivos que fazem a linha Belém-Mosqueiro-São Brás. A área e seu entorno serão repaginadas. Segundo a engenheira agrônoma, Rosangela Pena, chefe da Divisão de Paisagismo e Roçagem da Semma, a área será preparada (forrada) com grama da espécie Esmeralda e arborizada com mudas de Oitizeiro, Pau Preto e Flamboyantzinho e Ixora Vermelha.

A arborização com espécies de médios e pequenos portes garantirá mais conforto térmico, como explicou Rosangela Pena. “E as plantas têm o poder de transformar o ambiente, eu tenho certeza que os moradores vão adorar o novo espaço”, disse ela. “Nós, precisaremos muito da colaboração dos moradores, para ajudar a manter e conservar o local, já que a arborização para crescer saudável precisará de água e poda”, completou.

Abrigo

Além da arborização, o atual ponto de passageiros de três módulos será trocado por um novo abrigo padronizado. De acordo com Manoel Pinheiro, coordenador de Projetos e Educação de Trânsito da Semob, a área de 17 metros, também será revitalizada com pintura e sinalização padronizadas. “A Semob já está trabalhando em acordo com a legislação contemporânea. Aqui em Mosqueiro, a Semob ficará por duas semanas na região do pórtico, orla e Paraíso”, informou o diretor. “Durante o período das férias também estaremos aqui com nosso projeto de educação do trânsito”, completou.

Na área adjacente ao terminal de passageiros do Maracajá ainda tem uma pequena feira coberta com vendas de produtos alimentícios, farmácia popular e lanchonete. A feirante Raimunda da Cunha Araújo, gostou da novidade. Segundo ela, as vendas vão aumentar. Na pequena banca, ela vende tucupi, maniva, jambu e temperos diversos. Toda produção é dela e da família. “Tudo aqui é natural, plantamos, colhemos e comercializamos, então, esse projeto vai ajudar a gente”, festejou.

A visita técnica da Semma e Semob foi acompanhada pelos diretores da Admos, João Albernaz, Benilda Paixão e Georgenor Kalife.

Texto:

Selma Amaral